menu-iconPortal AECweb

Isolamento térmico proporciona conforto e economia a edificações

Industrializadas ou artesanais, são muitas as opções disponíveis no mercado para construções novas ou reformas; lajes ou coberturas. Veja a seguir vantagens e desvantagens das principais soluções

Publicado em: 05/06/2018Atualizado em: 06/06/2018

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Isolamento de lajes e coberturas auxiliam no conforto térmico e na economia de energia (crédito: shutterstock.com / pixeljoy)

Inúmeras características podem tornar um ambiente agradável. Entre elas está o conforto térmico, já que uma temperatura equilibrada proporciona bem-estar, além de reduzir o consumo de energia elétrica e ruídos advindos de ambientes externos.

Importante em locais quentes, o conforto térmico também é requerido em locais frios, a fim de manter a temperatura interna. “Ele também impede a entrada de umidade, ajudando a conservar a estrutura e evitando a proliferação de fungos e bactérias, além, é claro, do desempenho termoacústico” destaca Elaine Gonzalez, arquiteta da UMM arquitetura de interiores.

Confira os produtos disponíveis no Portal AECweb

Existem diversas soluções capazes de desempenhar um isolamento térmico eficiente. No entanto, antes de tomar uma decisão, é preciso analisar alguns fatores. “É bom levar em consideração a temperatura externa e qual a [temperatura] interna desejada, quais são as fontes internas emissoras de calor, se existe ou vai existir laje ou forro de madeira e qual a extensão da área que receberá o produto”, recomenda Gonzalez.

ISOLAMENTO

O isolamento térmico é essencial para lajes expostas, pois evita que a radiação e o calor passem do meio externo para o meio interno. Já em coberturas não expostas, o isolamento não é primordial, mas também apresenta vantagens. “No caso de coberturas e lajes não expostas, é aconselhável isolá-las termicamente, dependendo do clima do local. Em regiões quentes, o calor é mantido fora do ambiente, e em regiões frias, em seu interior, evitando-se gastos com aparelhos climatizadores”, explica Nixon Cesar de Andrade, doutor em engenharia civil pela Unicamp.

É bom levar em consideração a temperatura externa e qual a [temperatura] interna desejada, quais são as fontes internas emissoras de calor, se existe ou vai existir laje ou forro de madeira e qual a extensão da área que receberá o produto
Elaine Gonzalez

O isolamento térmico pode ser feito durante a construção de uma nova edificação ou em uma eventual reforma de estruturas existentes. “Existem produtos industrializados, como as mantas; métodos artesanais, como o que usa embalagens longa vida (Tetra Pak®); e soluções ecológicas, representadas pelas coberturas verdes, com vegetação sobre a laje”, exemplifica Andrade. A aplicação varia conforme o produto. Por exemplo, as mantas industrializadas devem ser aplicadas na armação do telhado ou sob a laje, assim como os materiais usados nas aplicações artesanais. Já os telhados verdes devem ser instalados após a cura da laje de concreto.

VANTAGENS X DESVANTAGENS

Isolamento industrializado

A grande vantagem dos isolantes industrializados é o alto desempenho, pois eles retardam a entrada de calor no interior da edificação e a protegem contra infiltração e poeira. No entanto, existem desvantagens que devem ser levadas em conta. “Essas soluções necessitam de manutenção periódica para não servirem de abrigo para insetos e roedores, além de terem um custo elevado por m²”, pondera Andrade.

Isolamento artesanal

Apesar de apresentar desempenho satisfatório, fácil aplicação e baixo custo, o uso de embalagens Tetra Pak demanda tempo para montagem. Além disso, o resultado estético não é atraente.

Cobertura verde

Essa é a opção com mais benefícios, como isolamento térmico ideal, auxílio na drenagem de água pluvial e sustentabilidade. Entretanto, a cobertura verde exige alto investimento inicial, necessidade de mão de obra especializada e constante manutenção.

No caso de coberturas ou lajes não expostas, é aconselhável isolá-las termicamente, dependendo do clima do local. Em regiões quentes, o calor é mantido fora do ambiente, e em regiões frias, em seu interior, evitando-se gastos com aparelhos climatizadores
Nixon Cesar de Andrade

COMO ESCOLHER

O isolamento térmico é versátil, podendo ser de aplicado em paredes, telhados, lajes etc. Para o isolamento de lajes, as soluções industrializadas que se destacam são as mantas de subcobertura, os painéis de lã de rocha e a telha sanduíche. Se o objetivo for economizar e não houver preocupação com a estética, o método artesanal é o ideal. Mas se o custo não for um problema, a cobertura verde é uma ótima opção.

Usualmente, as soluções industrializadas são aplicadas em telhados de grandes edificações com fluxo intenso de pessoas. Se esses prédios contarem com laje exposta, ela pode receber vegetação. Já pequenas construções podem receber tanto mantas isolantes quanto isolantes artesanais, a depender da finalidade da construção.

Leia também: Fachadas ventiladas melhoram isolamento térmico das edificações

Colaboração técnica

Elaine Gonzalez – Arquiteta do escritório Umm arquitetura de interiores. Presta consultoria para o programa “É de Casa”, da Rede Globo, e também é colunista no site Casa Cláudia.
Nixon Cesar de Andrade – Engenheiro civil, mestre em Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutor em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorando em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP).