Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Leilões on-line aliam abrangência e transparência

Laudos de inspeção oferecem mais segurança aos compradores ao contemplar pressão do óleo e verificação de material rodante, motor, entre outros itens

Publicado em: 21/07/2016

Texto: Redação PE


Equipamentos colocados a leilão (Maria Jeffs/ Shutterstock)

O leilão on-line de máquinas e equipamentos usados está sendo utilizado para a venda de ativos com pagamento à vista, em curto prazo. Com abrangência nacional e no exterior, esse método tem presença de participantes estrangeiros, o que seria inviável no off-line.

“Há anos são as mesmas pessoas que participam dos pregões presenciais no leilão de máquinas e equipamentos para construção civil, geralmente exercendo algum controle que prejudica a real valoração do ativo, sem contar com a improvável, mas possível interferência humana no processo do encerramento do lote”, esclarece Pedro Suplicy Barreto, diretor comercial da Superbid. Segundo ele, no leilão on-line essa interferência não acontece porque o encerramento é controlado eletronicamente.

TRANSPARÊNCIA

Barreto diz que as principais vantagens dos leilões on-line são a abrangência e a transparência total no processo. “As visitas aos lotes podem ser agendadas com antecedência pelos compradores. Não vemos desvantagem em comparação ao processo tradicional”, diz.

Célio Neto Ribeiro, CEO da WebPesados, concorda que a transparência do leilão on-line faz toda a diferença, tanto para quem vende quanto para quem compra. “Quando são utilizados canais com clareza nas negociações e conhecimento sobre o que é ofertado, todos os envolvidos ficam satisfeitos”, explica.

INSPEÇÃO TÉCNICA

Com a crise econômica, os bancos absorvem equipamentos de compradores com dificuldade de pagar as parcelas de financiamento e os disponibilizam para leilão. Muitos desses produtos devolvidos aos bancos não estão em boas condições. Então, para que a aquisição seja realmente segura e compensatória no leilão on-line, é importante que o comprador tenha informações corretas e bem fundamentadas do estado geral do bem que pretende adquirir. "Por isso, realizamos uma inspeção técnica nos equipamentos, com relatórios detalhados da avaliação de cada componente, sem que o comprador precise fazer vistoria presencial no equipamento”, diz Ribeiro.

Barreto, da Superbid, informa que está aperfeiçoando a qualidade da informação disponibilizada através de laudo de inspeção, que contempla pressão do óleo, além da verificação de material rodante e motor, entre outros itens, para dar mais segurança aos compradores.

OPORTUNIDADES

O diretor geral de pós-venda do Grupo Tracbel, Luis Otávio Lima, diz que o leilão on-line é uma boa alternativa de negócio em médio e longo prazo, mas para lotes com grandes volumes de equipamentos. Para Martin Ficarelli Veja, gerente corporativo de rental e máquinas usadas da Sotreq, o leilão on-line é, também, uma opção interessante para escoamento de equipamentos com elevado horímetro.

Ficarelli lembra, ainda, que a venda não termina no arremate. No leilão eletrônico, o vendedor tem acesso a cada clique dos interessados, portanto, pode procurar os que não deram lance ganhador e oferecer mais equipamentos.

COLABORAÇÃO TÉCNICA:

  • Célio Neto Ribeiro, CEO da WebPesados
  • Pedro Suplicy Barreto, diretor comercial da Superbid
  • Luis Otávio Lima, diretor geral de pós-venda do Grupo Tracbel
  • Martin Ficarelli Veja, gerente corporativo de rental e máquinas usadas da Sotreq