Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Caixa d’água: aprenda a escolher a melhor opção e aprimore o resultado da obra

Vantagens, capacidade, como instalar e muito mais sobre caixas d’água de polietileno!

Publicado em: 03/05/2024Atualizado em: 21/05/2024

Texto: Agatha Menes do Nascimento

A caixa d'água de polietileno pode durar de 20 a 30 anos, se instalada corretamente (Foto: AVD)

A caixa d'água de polietileno pode durar de 20 a 30 anos, se instalada corretamente (Foto: AVD)

A caixa d´água — como o próprio nome sugere — é uma estrutura ideal para armazenar grandes volumes de água em diferentes estabelecimentos. Atende às demandas de uso higiênico, consumo, proteção (em casos de incêndio), agricultura e mais.

No mercado, a caixa d´água em polietileno é a mais procurada, pois garante excelente custo-benefício. É conhecida por ser leve, simples de instalar e fácil de higienizar. Também é resistente e muito segura. Pode ser encontrada em diferentes tamanhos.

A caixa d'água de polietileno tem grande resistência e pode durar entre 20 e 30 anos, se instalada e mantida de forma adequada. Porém, caso haja vazamentos por conta de falhas na instalação, entupimentos ou degradações, se faz necessário trocar o reservatório de forma imediata.

MELHORES CAIXAS D´ÁGUA DE POLIETILENO

Entre as melhores caixas d´água é possível destacar as seguintes:

  • Caixas d’água de Polietileno FORTLEV
  • Reservatório Boca Aberta e Fechada de 310 L (Amanco Wavin)
  • Caixa d’água Polietileno (Glassmar)
  • Caixa d’água – Dupla Proteção (Acqualimp)
  • Linha de caixas d’água Tigre
  • Caixas d’água e Tanques de Polietileno

Descubra mais sobre os produtos!

Caixas d’água de Polietileno FORTLEV

Ideais para armazenamento de água potável, as Caixas d’água de Polietileno FORTLEV têm alta durabilidade e tampa com sistema de encaixe exclusivo, que melhora a vedação e a conservação da água. Além disso, tem superfícies internas lisas que facilita a manutenção. Sua capacidade é de 100 L a 15 mil L.

Clique para baixar o catálogo

Reservatório Boca Aberta e Fechada de 310 L (Amanco Wavin)

Usado em residências, comércios, agricultura, piscicultura e outras atividades, o Reservatório Boca Aberta e Fechada de 310 L, da Amanco Wavin, pode armazenar até 310 L de água potável. O produto possui tripla camada de polietileno, que impede a proliferação de microrganismos. Também é atóxico e altamente durável.

Clique para baixar o catálogo

Caixa d’água Polietileno (Glassmar)

A Caixa d’água Polietileno, da Glassmar, é atóxica e possui superfície interna lisa, o que ajuda na limpeza. Ideal para armazenar 310 L, 500 L ou 1.000 L de água potável, o produto tem sistema de fechamento com travas, ou seja, é mais prático (dispensa parafusos) e eficaz na vedação.

Clique para baixar o catálogo

Caixa d'água – Dupla Proteção (Acqualimp)

A Caixa d'água – Dupla Proteção, da Acqualimp, tem revestimento antibacteriano, camada lisa, o que facilita a limpeza, além de camada externa com proteção UV. Recomendada para armazenar de 310 L a 3 mil L de água vinda da rede pública.

Clique para baixar o catálogo

Linha de caixas d’água Tigre

Indicada para armazenamento de água fria em instalações prediais, a Linha de caixas d’água Tigre é feita de polietileno atóxico e apresenta alta durabilidade, fácil instalação e resistência às intempéries. Pode armazenar entre 310 L e 1.000 L de água.

Clique para baixar o catálogo

Caixas d’água e Tanques de Polietileno

Leves e fáceis de instalar, as Caixas d’água e Tanques de Polietileno, da Infibra, possuem tampas fixadas por pressão ou rosca, proteção contra raios UV e alta resistência. Ideais para água potável ou materiais não agressivos ao polietileno. Podem armazenar entre 310 L e 1.000 L.

Clique para baixar o catálogo

Mãos segurando a tampa de uma das melhores caixas d’águaA vedação correta da caixa d'água de polietileno pode prevenir doenças, como dengue, Zika e Chikungunya (Foto: Comugnero Silvana)


COMO ESCOLHER UMA CAIXA D´ÁGUA?

Como já citado, existem diversos tipos e modelos de caixa d’água de polietileno. Para saber qual é o ideal, é fundamental levar em consideração os seguintes aspectos:

  • Local onde a caixa d’água de polietileno será instalada – de forma que facilite o acesso para manutenções e limpezas;
  • Qual será o uso da água – higiene, preparação de alimentos, agropecuária etc.;
  • Modelo de tampa e vedação – para garantir a segurança de todos os usuários, a água precisa estar protegida contra contaminação via intempéries, materiais e animais e insetos – principalmente os mosquitos, como o Aedes Aegypti, que transmite dengue, Zika e Chikungunya;
  • Capacidade de armazenamento – a partir do tipo de uso e da demanda é possível avaliar o tamanho necessário da caixa d'água de polietileno, que possui modelos de até 20 mil L.

Leia também: Construção civil x dengue | Quais cuidados nos canteiros de obras?

INSTALAÇÃO DA CAIXA D´ÁGUA DE POLIETILENO

A caixa d´água de polietileno é fácil de instalar. Basta utilizar os materiais necessários e seguir o passo a passo correto (de acordo com as normas em vigor: ABNT NBR 14800 e NBR 5626). Dessa maneira, não haverá risco de contaminação ou vazamentos.

Assista ao vídeo do passo a passo:


Descubra mais dicas para instalar a caixa d´água de polietileno acessando um e-book exclusivo!