Como escolher a melhor espuma expansiva

Saiba o que é a espuma expansiva, onde pode ser utilizada, os melhores produtos e muito mais!

Publicado em: 15/03/2024

Texto: Agatha Menes do Nascimento

Há variados fatores para considerar na escolha da melhor espuma expansiva (Foto: Viktoria)

Há variados fatores para considerar na escolha da melhor espuma expansiva (Foto: Viktoria)

A espuma expansiva é uma solução muito versátil, feita de poliuretano (PU ou PUR). Inicialmente, era utilizada como isolante de veículos espaciais. Só depois o produto passou a ser aplicado na construção civil, por conta de suas características de alto desempenho.

Como o próprio nome sugere, a espuma tem rápida expansão. Por isso, é ideal para selar, vedar, isolar, preencher, fixar e proteger diversos elementos, tais como: janelas, portas, tubulações, telhados e mais.

Disponível em spray, a espuma — que é líquida — fica no estado sólido após ser aplicada. Isso significa um rendimento até três vezes maior. Além disso, tem alta resistência contra intempéries, impactos e pressões.

Melhores espumas expansivas

Entre as melhores espumas expansivas do mercado estão:

  • Espuma Expansiva quartzolit
  • Vedacit Pro Espuma Expansiva PU
  • Expanfix
  • Espuma PUR
  • Espuma PU
  • Barone Espuma PU

Saiba mais sobre os produtos!

Espuma expansiva no meio de paredeA espuma expansiva é feita de poliuretano (Foto: Schankz)


Espuma Expansiva quartzolit

Feita de PU, a Espuma Expansiva quartzolit é ideal para: vedação e fixação de batentes de porta e esquadrias em geral; encunhamento de alvenaria; proteção e isolamento de instalações em geral; preenchimento de cavidades de alvenaria e passagens de tubulações. A espuma também ajuda a garantir isolamento térmico e acústico. Além disso, cura com a umidade do ar e tem boa resistência mecânica.

Clique para conhecer a Espuma Expansiva quartzolit

Vedacit Pro Espuma Expansiva PU

Desenvolvida especialmente para preencher cavidades, Vedacit Pro Espuma Expansiva PU tem alto poder de vedação, expansão e aderência. Além disso, é resistente contra intempéries e contribui para o isolamento térmico e acústico.

Especifique Vedacit Pro Espuma Expansiva PU

Expanfix

Expanfix é uma espuma expansiva de PU monocomponente da Wurth do Brasil. Ideal para instalações em geral e isolamentos, o produto vem pronto para uso. Ao entrar em contato com a água e a umidade do ar, a espuma torna-se homogênea, resistente ao desgaste, estável e com bom poder de isolamento térmico e acústico.

Clique para saber mais sobre Expanfix

Espuma PUR

Indicada para preenchimento de espaços ocos que necessitam de isolamento térmico e acústico, a Espuma PUR da Borgh Brasil diferencia-se por sua expansão lenta, secagem rápida e possibilidade de dosagem com pistola profissional.

Veja mais sobre a Espuma PUR

Espuma PU

Com excelente rendimento e válvula reutilizável, a Espuma PU da Fischer Brasil é ideal para colocar batentes de porta, esquadrias, encunhamento de alvenaria, preenchimento de vãos e espaços vazios, além de isolamento e vedações em geral. Não agride o meio ambiente e tem alta aderência.

Conheça mais sobre a Espuma PU

Barone Espuma PU

A Barone Espuma PU tem isolamento térmico e acústico, além de ser resistente às cargas elétricas. Pode ser cortada e lixada, sendo ideal para fixação e vedação de esquadrias, preenchimento de espaços vazios e juntas, encunhamento de alvenaria, proteção e isolamento de objetos.

Veja todas as informações da Barone Espuma PU

Com auxílio de pistola, profissional aplica a espuma expansiva no batente de uma portaA espuma expansiva é usada para selar, vedar, isolar, preencher, fixar e proteger (Foto: Niko_Dali)


Como escolher a espuma expansiva?

No mercado, existem diversos tipos e modelos de espuma expansiva. Para alcançar o melhor resultado é necessário especificar a espuma expansiva ideal para cada situação.

Alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de comprar o produto, tais como:

  • Local de aplicação e materiais - algumas espumas expansivas são ideais para locais internos, enquanto outras são recomendadas para ambientes externos. Além disso, algumas são mais apropriadas para materiais feitos de madeira ou alumínio.
  • Capacidade de expansão - existem espumas que se expandem mais do que outras. É necessário avaliar se a aplicação pede mais ou menos espuma.
  • Tempo de cura - tempo que a espuma leva para endurecer 100% e que pode impactar em outras fases da obra. Há modelos que levam 12 horas para a cura total, enquanto outras chegam a 24 horas.
  • Densidade - a densidade das espumas expansivas varia de acordo com cada modelo e necessidade de aplicação. Por exemplo: espumas com maior densidade são recomendadas para fixar objetos.

Quanto tempo dura a espuma de poliuretano?

Quando fechada e armazenada em condições adequadas, a espuma expansiva pode durar de 12 meses a 24 meses. Já quando aplicada, a espuma expansiva assegura grande durabilidade e resistência.