menu-iconPortal AECweb

Metais sanitários modernos economizam água em até 77%

Torneiras com acionamento por sensor e hidromecânico, válvulas de descarga economizadoras e registros reguladores de vazão são opções para projetos sustentáveis

Publicado em: 05/05/2009Atualizado em: 10/10/2019

Texto: Redação AECweb

Metais sanitários e a sustentabilidade

Entrevista: João Carlos Farias


 


Aliados importantes da conservação e uso racional da água, os metais sanitários evoluíram em tecnologia e design. João Carlos Farias, coordenador do Núcleo DocolMatic, da Docol, aborda o tema em entrevista ao AECweb, destacando os principais avanços e tecnologias. Segundo ele, o maior desperdício de água numa casa cabe ao chuveiro elétrico e, depois, a torneira da pia da cozinha.


 


Redação AECweb

AECweb - Qual o papel dos metais sanitários, diante da urgência do uso racional da água no Brasil e no mundo?
Farias -
De fundamental importância uma vez que eles podem responder por uma economia de água de até 77%.


 


AECweb - Onde estão os maiores desperdícios de água?


Farias - Segundo o IPT, o maior desperdício está no chuveiro, com 55%; seguido pela pia de cozinha, 18%; lavadora de roupas, 11%; lavatório, 8%; descarga sanitária, 5%; e tanque, 3%.


 


AECweb - O Brasil tem tecnologia à altura do problema?


Farias - Sim, inclusive atendendo a controles e critérios internacionais, aprovados por rigorosos testes de performance, resistência e acabamento superficial.


 


AECweb - Quais as vantagens e desvantagens dos sistemas de acionamento por sensor e do hidromecânico?
Farias - Esse tipo de produto só apresenta vantagens. Entre as principais, estão a praticidade e a economia de água – que é ainda maior quando instalado o Registro Regulador de Vazão – RRV e higiene. A pequena diferença no custo se paga, a médio prazo, com a economia de água, sem contar a questão ambiental, com ganho imensurável.

Metais sanitários e a sustentabilidade


 


AECweb - Com a ênfase da sustentabilidade, as construtoras estão mais sensíveis a esses produtos?


Farias - Quando a obra está voltada aos conceitos de sustentabilidade sim. Mas, a grande maioria continua utilizando produtos de baixa qualidade e de baixo desempenho, onde o vazamento e o desperdício de água acabam transformando a conta de água no segundo maior custo do condomínio.

AECweb - O consumidor final compra pelo design ou pela função dos metais sanitários?


Farias - O que chama a atenção, sem dúvida, é o visual. Porém, a decisão final leva em conta beleza e tecnologia. O produto precisa ir além do design. Precisa de diferencial tecnológico, facilidade na limpeza e longa garantia, evitando manutenção.

AECweb - Quais os segmentos de obras que mais utilizam metais sanitários automatizados?
Farias - Obras de uso coletivo como escola, shopping, hospital, edifício comercial.

Metais sanitários e a sustentabilidadeAECweb - A indústria oferece produtos de alta performance também para o segmento de moradias populares?
Farias - Sim, muitas empresas oferecem produtos de alta performance e apresentam modelos para todos os bolsos.


 


AECweb - É possível medir o número de imóveis que, no Brasil, ainda trocam o ‘courinho?
Farias - Registramos, em 2008, a troca de quase 1.500 corinhos.


 


AECweb - Qual o mix de metais indispensáveis para a economia de água, com baixo custo?
Farias - No sanitário, o ideal é o acabamento com Válvula de Descarga Economizadora. Já em locais com torneira instalada na bancada, indicamos o RRV - Registro Regulador de Vazão e, para o chuveiro, o  RRVC - Registro Regulador de Vazão para Chuveiro. Dos nossos produtos, a torneira PressMatic Bica Alta é uma boa opção para uso em cozinha e a torneira Press Alfa + RRV ABS para uso em suíte, pois combate o desperdício na escovação de dente e para fazer a barba.


 


AECweb - Comente a Norma de Desempenho das Edificações na sua exigência de produtos conformes.
Farias - A exigência de produtos conformes é uma segurança para que o consumidor final adquira um produto de qualidade. Trata-se de especificar requisitos que levam em  consideração resistência, instalação, vida útil, entre outros.