Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

O que é um sifão? Como instalar corretamente?

Conheça os tipos, saiba como comprar e entenda o passo a passo

Publicado em: 07/03/2023Atualizado em: 23/10/2023

Texto: Juliana Nakamura

Presente em pias, lavatórios e tanques, o sifão é um componente fundamental para o funcionamento do sistema hidráulico. Instalados entre a válvula (ralo) das louças e a saída de esgoto, esses dispositivos têm como finalidade escoar a água utilizada, evitando o retorno de gases do encanamento causadores de mau cheiro.

A indústria oferece múltiplos tipos de sifão, cada qual com suas especificidades e indicações. Escolher a peça correta é importante para assegurar uma instalação hidráulica estanque e funcional.

Tipos de sifão

Há sifões rígidos, com articulação e sanfonados. Os primeiros são indicados quando o ponto de esgoto está perfeitamente alinhado com a saída da válvula de escoamento.

Os sifões com articulação possuem uma estrutura rígida, mas conseguem corrigir pequenos desalinhamentos entre a saída de água e a tubulação.

Mais flexíveis, os modelos corrugados ou sanfonados são adequados quando há desalinhamento na instalação. Produzidos com PVC, esses modelos podem ser facilmente estendidos em várias direções e costumam funcionar em qualquer tipo de instalação.

É possível encontrar, também, sifões com entradas simples (mais usuais), duplas e triplas, para a captação de duas ou três pias simultaneamente.

Sifões metálicos e plásticos

Além do formato, os sifões se distinguem pela matéria-prima que utilizam. Os mais comuns são os de aço inox, que se destacam pela durabilidade e pelo acabamento cromado e mais nobre.

“Nos últimos anos, os sifões de plástico ganharam espaço no mercado por serem mais leves, fáceis de instalar e terem custo mais acessível. Porém, esses modelos têm menor durabilidade”, afirma o instalador de sistemas hidráulicos, Josué Silva.

foto de uma pessoa segurando uma espátula e uma tabua com argamassa líquida em cima
(Foto: Shutterstock)

Como comprar sifões?

Alexandre Miranda, gerente nacional de vendas técnicas da Astra recomenda observar quatro características na hora de escolher um modelo de sifão:

  •  Quantidade de válvulas de escoamento e de saídas para a tubulação
  •  Acabamento desejado. Os sifões plásticos, por exemplo, já podem ser encontrados nas cores prata (metalizada ou cromada) e preta, além do tradicional branco.
  • Tipo de sifão (de acordo com o posicionamento do sistema hidráulico).
  • Tipo de válvula e saída de esgoto. É necessário verificar a compatibilidade entre a instalação e o sifão. Para quem quer facilitar a instalação, a dica é recorrer aos modelos universais, compatíveis com as principais válvulas disponíveis no mercado.

Passo a passo para instalar o sifão

A instalação de sifões não é tarefa complicada, mas ainda assim não pode prescindir de atenção. “Para o sistema funcionar perfeitamente, a instalação deve permitir a sifonagem, curvatura que gera acúmulo de água na parte baixa do sifão, evitando o retorno de tais odores”, destaca Miranda.

Um cuidado importante é ler cuidadosamente o manual do fabricante. Outra prática recomendada é identificar as vedações durante a instalação, encaixando perfeitamente as entradas e saídas para evitar vazamentos. “Todos os sifões possuem um fecho hídrico, responsável por vedar a passagem de gases contidos nos esgotos. Nos modelos sanfonados, para garantir sua eficiência, é importante observar o posicionamento correto da peça”, alerta o gerente da Astra.

A instalação do sifão deve começar com o fechamento da saída de água. O trabalho continua com os seguintes passos:

  • Aplicação da fita veda rosca na saída da válvula de escoamento. Alguns modelos de sifão acompanham anéis de vedação e dispensam o uso de fita veda-rosca. Por isso, é importante checar as orientações de instalação de cada fabricante.
  • Rosquear o sifão na válvula, alinhando com a saída do esgoto;
  • Encaixar o tubo do sifão na saída do esgoto e medir a distância entre o copo e a parede;
  • Para cobrir essa distância, pode ser necessário cortar o tubo do sifão. O instalador deve fazer isso com a ajuda da serra;
  • Apertar as conexões até que o encaixe esteja satisfatório.
  • Fazer um teste de estanqueidade deixando correr água pelo sifão. Caso seja detectado algum vazamento, apertar as conexões novamente.

LEIA TAMBÉM
Confira 5 falhas comuns em instalações hidráulicas residenciais
Como prevenir vazamentos e infiltrações no sistema hidráulico?

Colaboração técnica

Alexandre Miranda –Engenheiro mecânico com extensão em administração industrial, é gerente nacional de vendas técnicas da Astra e membro de duas comissões de estudo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): de tubos, conexões plásticas e componentes para instalações prediais de água quente e fria, e de mangueiras e tubos flexíveis e rígidos para instalação de gases combustíveis.
Josué Silva – Técnico em edificações, é instalador de sistemas hidráulicos para a construção de residências novas e reformas.