Os benefícios e os cuidados com o uso de filtros ecológicos
Esses componentes permitem o reaproveitamento energético, mas não podem ser descartados diretamente na natureza
A evolução tecnológica aplicada aos equipamentos com motores de combustão interna exige sistemas de filtragem cada vez mais eficientes. Porém, ao longo dos anos, os filtros do óleo do motor passaram a ser compactados e montados em carcaças encapsuladas, popularmente chamadas de blindadas (Spin-On). A grande vantagem desses componentes é a facilidade de substituição, mas, por serem blindados, não é possível esgotar todo o seu lubrificante antes do descarte para reciclagem.
Para minimizar esse problema, a alternativa é usar filtros chamados de ecológicos. Tal nomenclatura vem do seu processo de fabricação, que utiliza somente papel e plástico, sem adesivos nem outro meio colante, o que garante descarte com maior facilidade, além de permitir o reaproveitamento e o retorno energético (incineração). Mas é importante esclarecer que esses componentes não são biodegradáveis e não podem ser jogados diretamente na natureza, porque, após o uso, estão contaminados com óleo.
Ecológicos x blindados
No caso dos filtros convencionais blindados – com carcaça em um tipo de aço, base em outro, tubo interno e válvulas em outro e todos esses materiais diferentes unidos por processos de recravagem ou colados com adesivos com formulações complexas, a incineração não é feita com facilidade.
Já em um filtro ecológico, o papel é fundido diretamente na base plástica, o que dispensa o adesivo e garante que o incinerador queime o filtro e o utilize para reaproveitamento energético, sem a necessidade de equipamentos adicionais de controle de emissão. Nenhuma parte estrutural do sistema de filtragem é descartada.
Outra vantagem dos filtros ecológicos em relação às versões de filtros blindados é a possibilidade de executar um projeto de carcaça mais aprimorada, incorporando controles de pressão e vazão de lubrificante ou combustível de maior precisão e com comunicação com o sistema de gerenciamento do motor. Com isso, há melhora no desempenho do motor para o qual o sistema de filtragem ecológico foi desenvolvido, opção inexistente nas versões de motores montados com filtros blindados.
Contaminação do óleo
Uma coisa é fato: não adianta usar filtros ecológicos nem reduzir a emissão química na hora do descarte se não houver a preocupação com a qualidade do óleo que abastece seus equipamentos. É importante esclarecer que um sistema de lubrificação eficiente deve utilizar filtros de boa qualidade e óleo sem contaminação. Geralmente, é nos momentos de intervenção e de troca de óleo que o filtro é contaminado.
Quando o produto é retirado da embalagem e deixado em cima do equipamento, ao ar livre, por exemplo, ele fica exposto às partículas do ambiente externo. Há também outros procedimentos indevidos, como encher o filtro com combustível recorrendo ao uso de qualquer recipiente para evitar a entrada de ar no motor. Esse espaço, no entanto, deve ser preenchido pelo próprio óleo filtrado. Essa é uma das principais ações contaminantes.
Cada motor tem seus mecanismos para a retirada de ar do sistema, sem a necessidade de preencher o filtro antes de instalá-lo no equipamento, como é feito em muitas oficinas. O problema é que, muitas vezes, as instruções são passadas a funcionários que, ao deixar as empresas, não as repassam aos seus substitutos. É importante que o gestor ou encarregado de manutenção tenham essas informações e exijam a prática de todos os procedimentos de acordo com o manual técnico da máquina.
Cuidado com lubrificantes
Além dos descuidos no momento da troca do óleo, outro problema está relacionado com a qualidade do lubrificante ou combustível. O biodiesel, por exemplo, pode provocar no diesel a tendência à maior absorção de água, o que faz proliferarem fungos, que se acumulam numa borra ao fundo do tanque de combustível e, em seguida, passam para o filtro, que tem então sua vida útil reduzida em aproximadamente 50%.
Por isso, especialistas recomendam que o biocombustível só fique armazenado em tanques externos, em estoques de no máximo seis meses. Se esse tempo de armazenamento for excedido, ocorre o acúmulo de água e a proliferação de fungos, que, além de causar contaminação, comprometem a injeção eletrônica do equipamento.
Já a orientação para os empreiteiros que utilizem motor a diesel com filtro próprio é a de que a filtragem ocorra assim que o óleo sair do tambor, antes de ele ser injetado na máquina e de passar para o motor.
Se esses cuidados forem tomados, o usuário terá o custo definido do equipamento conforme o informado pelo fabricante, gastará menos com manutenção e com a substituição de componentes, contará com a disponibilidade da máquina e poderá seguir a projeção de lucros com base nessas informações.