Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Parede de cimento queimado: como especificar e executar

Aprenda a criar parede de cimento queimado, saiba quais os materiais utilizados na execução e conheça o passo a passo para obter o melhor resultado

Publicado em: 20/07/2023Atualizado em: 07/12/2023

Texto: Vinícius Veloso

Parede de cimento queimado no meio de um ambiente pouco iluminado e com janelas ao fundoParede de cimento queimado integra ambientes sofisticados (Foto: eliahinsomnia/Shutterstock)

O efeito da parede de cimento queimado é criado a partir do uso de argamassa produzida com areia, água e cimento — seguido da aplicação de cimento em pó sobre a mistura ainda úmida. Tendência arquitetônica, o acabamento se destaca pelo aspecto rústico que valoriza ambientes externos e internos. Além disso, tem execução simples e garante elevada durabilidade.

Bastante antiga, essa técnica era muito empregada em casas de fazenda devido ao baixo custo. Mais recentemente, com o surgimento de texturas acrílicas que simulam sua aparência, o visual tem presença crescente em projetos modernos e sofisticados. Versatilidade é outra das características da solução, afinal, também pode ser especificada para revestir pisos e tetos.

Onde usar parede de cimento queimado

A parede de cimento queimado é indicada para composição de espaços como salas de estar, quartos, escritórios, varandas, entre outros. Ao lado dos tijolinhos aparentes, aço corten e tubulações à vista, esse tipo de acabamento integra uma decoração de aspecto industrial — que se popularizou na década de 1970 com a conversão de antigos galpões em moradias.

Por conta da resistência, baixa necessidade de manutenção e facilidade de limpeza, a parede de cimento queimado também é opção para locais como cozinhas (onde há a presença de gordura). E mais: com a possibilidade de receber pigmentos que alteram sua tonalidade, o material pode ser integrado sem grandes dificuldades aos mais variados estilos de decoração.

Como fazer parede de cimento queimado

O passo a passo para execução da parede de cimento queimado consiste em:

  1. Definição da tonalidade
  2. Avaliação da superfície
  3. Preparação do ambiente
  4. Primeira demão
  5. Segunda demão
  6. Finalização

Nesse procedimento, vamos considerar a aplicação do revestimento acrílico com aspecto de cimento queimado. Isso porque é a técnica de melhor custo x benefício atualmente.

Veja também:

Produtos para criar parede de cimento queimado

1. Definição da tonalidade

O primeiro passo é definir a tonalidade desejada, pois existem produtos variados no mercado — dos claros aos mais escuros. A escolha deve considerar as demais particularidades do ambiente. Por exemplo, em locais com móveis coloridos é visualmente interessante optar pelo tom escuro. Já a parede clara pode ser combinada com outras variações do cinza.

2. Avaliação da superfície

O trabalho de execução da parede de cimento queimado começa com a avaliação da superfície que receberá o acabamento. O substrato deve estar limpo, coeso e regularizado. A higienização para remover poeira ou demais resíduos é feita com esponja, água e sabão neutro. Se a aplicação for em uma cozinha, também é importante a utilização de desengordurantes.

Para o nivelamento da parede, recomenda-se a utilização de uma lixa ao longo de toda a superfície. Além disso, pequenas imperfeições são resolvidas com auxílio de massa corrida.

3. Preparação do ambiente

Não se esqueça que a criação da parede de cimento queimado gera respingos que danificam o ambiente. Para evitar problemas, é preciso colocar uma lona plástica sobre o piso e usar fita adesiva nos interruptores de iluminação, tomadas, batentes de portas e esquadrias. Caso no local existam móveis que não possam ser retirados, esses também devem ser protegidos.

Pequena mesa preta na frente de uma parede de cimento queimadoExistem diferentes tons para parede de cimento queimado (Foto: Shutterstock.AI/Shutterstock)

4. Primeira demão

Com o ambiente preparado, aplique a textura na parede com uma desempenadeira — em movimentos irregulares para criar uma camada fina e uniforme. Para obter um visual mais natural, alguns espaços podem ficar sem revestimento e serem preenchidos posteriormente. Tenha cuidado para que a textura não fique muito grossa, o que prejudicará o resultado.

5. Segunda demão

Finalizado o tempo de secagem da textura — informado pelo fabricante na embalagem do produto —, vem a segunda demão. Repita o procedimento da primeira, removendo eventuais excessos. Com uma lixa fina, promova a uniformidade do revestimento. Não se esqueça dos movimentos irregulares e aleatórios para criar o efeito na parede de cimento queimado.

6. Finalização

Aguarde, novamente, o período de secagem e verifique se o tom esperado foi alcançado. Em caso negativo, será preciso aplicar uma nova demão. Na sequência, remova a lona plástica do chão e as fitas adesivas das demais estruturas, analisando se existe a necessidade de algum tipo de retoque nos arredores das esquadrias, portas, interruptores ou tomadas.

Ambiente com parede de cimento queimado e piso de madeiraA execução da parede de cimento queimado é simples (Foto: PongMoji/Shutterstock)

Vantagens da parede de cimento queimado

As vantagens da parede de cimento queimado são:

  • Revestimento econômico
  • Fácil aplicação
  • Durabilidade
  • Resistência elevada
  • Baixa necessidade de manutenção
  • Versatilidade

Desvantagens da parede de cimento queimado

Entre as desvantagens da parede de cimento queimado, as principais são:

  • Aplicação inadequada pode resultar em fissuras
  • É possível que surjam manchas com o passar do tempo
  • Tonalidades inadequadas tornam o ambiente escuro