menu-iconPortal AECweb

Placas de drywall da Placo recebem certificação ambiental EPD

Placo Saint-Gobain se destaca na construção civil ao promover a sustentabilidade e a transparência dos seus produtos

Publicado em: 27/06/2025

Texto: Redação AECweb

(Foto: Adobe Stock)

(Foto: Adobe Stock)

A Placo publicou recentemente a Declaração Ambiental de Produto (DAP) — conhecida internacionalmente como Environmental Product Declaration (EPD) — de nove soluções de drywall que fazem parte do seu portfólio como as placas Performa, Glasroc X e a massa Placoplast Basecoat.

A marca é a primeira do segmento de construção a seco no Brasil a obter esse tipo de documentação, uma iniciativa que consolida o compromisso do grupo Saint-Gobain com a sustentabilidade na construção civil.

A declaração tem alcance global e tem como objetivo garantir a transparência dos impactos ambientais de um produto, para clientes e construtores que adquirem o material para sua obra.

Segundo Julia Coelho, Coordenadora de Economia Circular e Materiais Reciclados da Saint-Gobain Produtos para Construção, "a EPD não é uma autodeclaração. Envolve a verificação por uma terceira parte, garantindo a confiabilidade das informações sobre o impacto ambiental de cada fase do produto — do ‘berço ao túmulo’".

O documento é elaborado de acordo com normas internacionais, como ISO 14040 e ISO 14044. Os dados são auditados por um agente externo, o que confere ainda mais credibilidade ao documento.

O processo da Placo para obter as EPDs

Para que seus produtos obtivessem as EPDs, a Placo seguiu um processo rigoroso, que envolveu a coleta de dados detalhados sobre o ciclo de vida completo dos materiais — também conhecido como LCA (Life Cycle Assessment). Isso abrange desde as etapas de extração dos materiais, fabricação, passando pela utilização até o descarte das placas de drywall.

“O desafio foi fazer o levantamento de informações confiáveis e precisas. Reunimos dados de um ano de produção, consumo de matéria-prima e outros insumos, além de informações sobre transporte e manufatura”, explica Caio Ribeiro Exposito, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Saint-Gobain.

Ele complementa ao dizer que, após a coleta, os dados foram submetidos a cálculos complexos que mensuraram impactos, como emissões de CO2, consumo de água e geração de resíduos de cada produto. Como já mencionado, esse processo foi validado por um verificador externo, antes da publicação na plataforma global EPD System.

Baixe as EPDs das placas de drywall da Placo

Placo ST
Placo RU
Placo RF 12.5 mm
Placo RF 15 mm
Placo Performa
Placo Glasroc X
Placa Lev 600
Placa Lev 1200
Placoplast Basecoat

Critérios técnicos e ambientais

Vale ressaltar que as placas de drywall da Placo estão em conformidade com critérios ambientais rigorosos, incluindo o uso eficiente de recursos naturais e a redução de emissões de carbono durante sua produção. "Na Saint-Gobain, temos uma meta de 100% de LCA (Life Cycle Assessment) para todas as famílias de produtos e sistemas construtivos até 2030. Com isso, podemos identificar os ‘hotspots ambientais’ e trabalhar para mitigar os impactos nas etapas do ciclo de vida dos materiais", destaca Exposito.

O foco na transparência e na melhoria contínua é mandatório na estratégia do grupo, que visa reduzir significativamente os danos ambientais, seguindo o slogan Making the world a better home.

Vantagens para o mercado

As placas de drywall certificadas com as EPDs oferecem vantagens claras para o mercado da construção civil. Por exemplo: podem contribuir para que os edifícios obtenham certificações importantes, como o LEED, além de reforçar o compromisso dos projetos com a sustentabilidade, aumentando até mesmo o valor de um determinado imóvel.

"Ter o EPD agrega valor ao nosso produto e atende às solicitações cada vez mais frequentes dos clientes, que buscam por produtos com essa transparência", aponta Coelho.

Também é um aliado importante no combate ao greenwashing — prática agressiva por parte de algumas empresas que tentam apresentar seus produtos como ambientalmente corretos sem base real.

"Não é porque o produto tem uma EPD que ele é necessariamente sustentável. Mas o documento traz transparência e mostra o impacto verdadeiro do produto", complementa a profissional.

Expansão das EPDs para outros produtos

Além dos nove modelos da Placo que contam com a EPD publicada, a empresa já planeja expandir para outros produtos em breve. "Para este ano, esperamos lançar mais seis EPDs de placas de drywall, além de 12 outras publicações para diferentes produtos do grupo Saint-Gobain", adianta Julia.