Professor da UFG mostra tecnologia do Concreto de Alto Desempenho

Web seminário com o engenheiro Oswaldo Cascudo aborda características do material, as tendências na aplicação estrutural e atendimento aos requisitos da NBR 15.575

Publicado em: 06/09/2017

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Em meio às exigências atuais da norma “NBR 15575:2013 Edificações Habitacionais – Desempenho”, que pede uma Vida Útil de Projeto (VUP) mínima de 50 anos para os sistemas estruturais, a correta especificação do concreto é fundamental na fase de projeto.

No web seminário “Concreto de Alto Desempenho: evolução e tendências na aplicação estrutural”, Oswaldo Cascudo, professor da UFG, explicará as características técnicas do material e como ele pode ajudar a atender aos exigentes requisitos da Norma de Desempenho. A palestra também apresentará indicadores de durabilidade e modelos preditivos de vida útil da estrutura.

Oswaldo é formado em engenharia civil pela Universidade Federal da Paraíba, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pelo Institut National des Sciences Appliquées (Laboratoire Matériaux et Durabilité des Constructions), em Toulouse, na França. Já publicou mais de 300 artigos técnicos e científicos além do livro “O Controle da Corrosão de Armaduras em Concreto – Inspeções e Técnicas Eletroquímicas”. Atualmente é professor da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O Web Seminário acontece no próximo dia 26/09, as 16h pela internet. Inscreva-se gratuitamente aqui!

O último Web Seminário realizado pelo Portal AECweb foi sobre ‘‘Fundações profundas com estacas metálicas”, com apresentação de Frederico Falconi, projetista de fundações do escritório ZF & Engenheiros Associados. Se você perdeu, pode conferir na íntegra aqui.

Veja também outros web seminários já realizados.