Reforma traz toques de cor e integração a antigo apartamento paulistano
Para atualizar imóvel de 1972, a arquiteta Ana Cecilia Toscano apostou no uso de cores e na integração de ambientes, dando nova cara ao imóvel. Veja o antes e o depois!
(Foto: Julia Ribeiro)
Aconchego. Para a arquiteta Ana Cecilia Toscano, do escritório que leva seu nome, esta é a palavra que melhor define o projeto de reforma do Apartamento Pinhal, um imóvel de 130 metros quadrados na Bela Vista, região central da capital paulistana.
Datado de 1972, o imóvel passou por uma significativa reformulação, que incluiu a derrubada de paredes, mas que também procurou manter algumas características originais do apartamento, como o pé-direito alto (sem forro de gesso) e as vigas. No fim, 78 metros quadrados do imóvel foram repaginados.
Veja também:
Checklist de entrega do empreendimento
Antes de a reforma começar, os proprietários foram claros: eles queriam um ambiente com a maior integração possível entre a cozinha e a sala, além de um espaço pequeno para ser usado como home office. A cliente também pediu, desde a primeira reunião, um pouco de cor. “Queria algo alegre e descontraído”, conta a arquiteta.
Sala e cozinha reformuladas
Na cozinha, a arquiteta sugeriu a possibilidade da cor rosa – suave, mas cheia de personalidade. “A cliente topou na hora”. A tonalidade foi aplicada na marcenaria e paredes.
Já na parede da sala, foi aplicada uma tinta em tom de cimento queimado. Na porta de entrada da morada, Ana trouxe a Constelação Azul da Suvinil.
“O apartamento era muito escuro, então os revestimentos e cores foram escolhidos com muita atenção”, afirma Ana. O revestimento escolhido para o piso foi o Portobello Nord Ris. Ele foi usado em toda a área social, conferindo amplitude ao projeto.
Para um toque antigo neste ambiente moderno, algumas paredes da cozinha foram revestidas com tijolos brancos da Pedra Paulista.
Entre os móveis, vale destacar a mesa de jantar para seis pessoas próxima à cozinha, escolhida a dedo pela arquiteta. Segundo ela, a presença de uma coluna no local atrapalhava muito. “Abrindo toda a parede da cozinha e com o aumento desta passagem, a ideia foi criar um banco encostado na parede e assumir a coluna/pilar no local”, diz.
Diante do resultado, Ana Cecilia resume que o projeto foi muito tranquilo, principalmente pela confiança dos clientes em seu trabalho. “Quando isso acontece, a troca é sempre muito boa”. Agora, com cores e integração, a família vive com muito mais estilo e conforto.
Antes a cozinha era dividida e, após a reforma, passou a ser integrada com a sala, ganhando amplitude. Marcenaria feita por Móveis da Casa. Foto do antes: acervo Ana Cecilia Toscano. Depois: Julia Ribeiro
Segundo a arquiteta, o apartamento era muito escuro. Com tijolos brancos da Pedra Paulista, o ambiente ficou iluminado. Foto do antes: acervo Ana Cecilia Toscano. Depois: Julia Ribeiro
No canto da sala, em um espaço mais estreito, foi criado o cantinho do home office da família. Foto: Julia Ribeiro
Para atender ao pedido das cores da cliente, Ana trouxe a Constelação Azul da Suvinil, usada na porta de entrada da morada. E, para iluminar os jantares da família, pendente da Westwing. Foto: Julia Ribeiro
A entrada do imóvel, antes e depois da reforma. Foto: Julia Ribeiro
Veja outras fotos do projeto finalizado: