Revestimentos em PVC são opções para paredes e fachadas

Versatilidade, rapidez na instalação e manutenção simplificada são algumas das vantagens de produtos como o siding e as réguas em PVC, além das mantas e de películas vinílicas

Publicado em: 21/05/2013Atualizado em: 28/03/2023

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Texto: Graziela Silva

Cada vez mais conhecidos e utilizados nos pisos, os revestimentos de PVC podem ser, também, boas opções para paredes e fachadas. As opções variam do Siding até as mantas, réguas e películas. Conheça as características e vantagens de cada uma delas e saiba como e quando especificar.

SIDING

Trata-se de um revestimento para uso em fachadas residenciais e comerciais. A composição do sistema inclui réguas de PVC, perfis e acessórios para acabamento, como cantoneiras internas e externas, arremates e molduras de janelas e portas. Sua principal aplicação é em associação com os sistemas construtivos steel frame e wood frame, informa a engenheira Francieli Lucchette, gerente técnica da fabricante LP Building Products. Porém, ressalta a profissional, o siding vinílico pode ser utilizado também em projetos tradicionais de concreto e alvenaria, desde que se aplique estrutura metálica ou de madeira auxiliar sobre as paredes externas. O sistema fornecido pela empresa inclui além das placas e dos acessórios em PVC, painéis de fechamento tipo OSB (Oriented Strand Board) e membrana hidrófuga para aplicação sobre a placa.

Leia também: 5 motivos para contratar uma ferramenta de cotação e compras
8 passos para aumentar a eficiência em suas obras

Vantagens 

O siding vinílico é formulado para resistir à ação de intempéries, raios UV, poluição e maresia. A vida média do produto, desde que seguidas as recomendações de manutenção do fabricante, ultrapassa 40 anos, garante Francieli, da LP Building Products. O material dispensa pintura e a lavagem é feita basicamente com água. Outra vantagem é a estanqueidade proporcionada pelo sistema.

Especificação

As normas internacionais ASTM D 3679 e ASTM D 4756 estabelecem requisitos mínimos, métodos de ensaio e boas práticas de instalação do siding vinílico. O sistema não é ainda normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), porém, as diretrizes do Sistema Nacional de Aprovações Técnicas (Sinat) referentes ao steel frame e o wood frame abordam características técnicas do revestimento. São elas: a Sinat nº 003 e a Sinat nº 005.

Instalação

As réguas do siding vinílico são afixadas com pregos e parafusos galvanizados sobre a placa de fechamento do wood frame ou do steel frame. Segundo Franciele, a instalação inicia-se pela fixação dos perfis de início, pingadeira, término e acessórios de acabamento. Finalizado esse processo, passa-se à fixação das réguas de PVC do centro para as extremidades. “As peças devem estar perfeitamente encaixadas e niveladas. Nas emendas, recomenda-se sobrepor uma peça na outra em, aproximadamente, 2,5 cm para evitar infiltrações”, orienta. Em média, uma dupla de profissionais executa 90 metros quadrados de fachada/dia.

MANTAS

As mantas vinílicas são revestimentos técnicos indicados para ambientes de grande circulação e para espaços com requisitos de higiene e limpeza, como hospitais, laboratórios e clínicas. O material possui geralmente proteção contra bactérias e fungos, além de boa resistência a choques mecânicos. A espessura do produto para parede varia de 0,75 mm a 1,25 mm, informa Richard Zatz, gerente comercial da Revitech Pisos, que comercializa mantas Wallflex da Armstrong. Além da maior resistência, as espessuras maiores permitem que as emendas sejam soldadas, formando uma superfície monolítica, o que amplia os atributos de assepsia do sistema.

Vantagens 

“É flexível, portanto esconde as trincas e pequenas fissuras da argamassa. É fácil de instalar e pode formar um sistema estanque quando instalado junto com o piso vinílico”, enumera a arquiteta Bianca Tognolo, gerente de Marketing da Tarkett. A marca conta com linha específica de mantas vinílicas para paredes de áreas molhadas, a Wetroom Aquarelle Wall HFS. Outra vantagem é a fácil manutenção, realizada com solução de água e detergente.

Especificação 

Bianca Tognolo, da Tarkett, orienta o projetista a contatar o fabricante para que a especificação seja feita da forma correta, evitando problemas posteriores. “O sistema de piso e parede, principalmente em áreas molhadas, proporciona estanqueidade, ergonomia, conforto térmico, higiene e segurança. Porém, precisa ser bem planejado e instalado para que todos esses benefícios sejam aproveitados.”

Instalação 

A fixação é feita com adesivo acrílico diretamente na superfície da parede, que deve estar limpa e uniformizada. O processo demanda mão de obra especializada. De acordo com os fabricantes, são executados, em média, 50 metros quadrados/dia.

PELÍCULAS

Com função decorativa, os filmes vinílicos trazem como vantagem a aplicação rápida, limpa e sem cheiro, em contraposição ao tradicional acabamento com pintura. Para melhor adequação ao projeto de interiores, os fabricantes oferecem ampla gama de cores, texturas e padrões (madeira, pedras naturais e metal são algumas das opções). O material, ressalta o gerente da divisão de Produtos para Arquitetura da 3M, Luis Fernando Lourenço, é ideal para atualização estética de ambientes. A empresa conta com uma linha específica de películas vinílicas autocolantes, a Di-Noc, com 500 diferentes designs, que podem ser aplicadas também em mobiliário.

Vantagens

Em função da rápida instalação, a solução é recomendada para espaços que demandam reparos e reformas em curto espaço de tempo, como hotéis, lojas, shoppings e hospitais.

Especificação

A película não pode ser instalada sobre superfícies porosas, oleosas e irregulares (com texturas, por exemplo). Segundo Luis Fernando, da 3M, o sentido de aplicação do produto pode ser planejado junto à equipe de instalação, para economia e melhores resultados.

Instalação

O produto é comercializado em rolo e a instalação é feita com mão de obra especializada, geralmente vinculada às revendas autorizadas. A qualidade da superfície é determinante para a aderência da película de PVC. Ela deve estar limpa e uniformizada. Paredes novas de alvenaria devem estar bem acabadas. Como preparação, o profissional da 3M indica aplicação de massa, regularização e aplicação de selador acrílico. A utilização de primer pode ser necessária para ampliar a adesão.

RÉGUAS

Solução para revestimento de paredes internas indicada principalmente para decoração de áreas comerciais, como lobbies, recepções de escritórios e lojas. Seguem a mesma lógica das réguas vinílicas para pisos, inclusive na reprodução dos padrões amadeirados.

Vantagens 

As réguas vinílicas são opções para rápida renovação de ambientes. Além disso, o produto não risca e exige baixa manutenção, destaca Richard Zatz, da Revitech Pisos.

Instalação

As réguas são afixadas diretamente na parede com adesivo acrílico, formando um painel decorativo. Algumas soluções podem ser aplicadas sobre qualquer tipo de parede.

COLABORARAM PARA ESTA MATÉRIA

Bianca Tognollo - Arquiteta com MBA em Marketing, experiência de mais de 15 anos na indústria de produtos para construção civil. Está na Tarkett desde 2006 como gerente de marketing. Já esteve na Rockfibras, Lukscolor e Coral.

Luis Fernando Lourenço - Gerente de Marketing e Vendas - Divisão Produtos para Arquitetura desde julho de 2011. Formado em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista. Pós-graduado em Administração pela CEAG da Fundação Getúlio Vargas. Inicio carreira na 3M do Brasil em 2004 como Estagiário de Marketing Corporativo. 2006-2007 passou a Especialista de Processos de Negócios da área de E-Productivity. 2007-2011 Especialista de Marketing da Divisão de Comunicação Gráfica.

Francieli Lucchette - Engenheira civil com ênfase em Sistemas Construtivos pela UFSCar, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e especialista em Marketing empresarial pela UFPR. Atualmente é gerente técnica da LP Brasil, onde responde pela coordenação do desenvolvimento de novos produtos, capacitação de profissionais e suporte técnico no sistema construtivo CES (Construção Energitérmica Sustentável). Atua no mercado da construção civil desde 1998.

Richard Zatz - Engenheiro de formação, atua na área comercial da Revitech Pisos há mais de 10 anos e também é responsável pela área de produto.