Saint-Gobain apresenta ferramentas digitais inovadoras na Expo Revestir 2023

Alguns dos destaques do estande da empresa são a ‘Cidade Inteligente’, o ‘The Lab’ e o ‘#ImperResolve’. Público também conhecerá novidades em produtos

Publicado em: 16/03/2023Atualizado em: 24/11/2023

Texto: Vinícius Veloso

Estande da Saint-Gobain na Expo Revestir 2023
O estande foi concebido com o intuito de ser reaproveitado (Foto: Vinícius Veloso)

Soluções que atendem da fundação ao telhado, passando por materiais acústicos e sistemas de construção a seco. Essa é a grande variedade de produtos que os visitantes da 21ª edição da Expo Revestir poderão encontrar no estande da Saint-Gobain. Além disso, no espaço de 200 m² é possível conhecer em detalhes a nova identidade visual e logos das cinco marcas que compõem o grupo (Quartzolit, Brasilit, Placo, Isover e Ecophon) e que passaram por atualização recentemente. Outro destaque são as ativações interativas que oferecem experiências únicas.

“Nossa expectativa é de um evento repleto de novidades e inovações, com um público seleto e interessado. Também esperamos muito relacionamento com os nossos parceiros e clientes, que terão contato com as novidades em produtos e serviços que trouxemos para a feira”, destaca Camilo Leles, gerente de Comunicação, Branding e Digital da Saint-Gobain Produtos para Construção. A atenção com a sustentabilidade também marca presença no estande, já que a estrutura foi concebida com o intuito de ser reaproveitada em eventos futuros.

Cidade Inteligente

Uma das áreas de destaque no espaço da Saint-Gobain é dedicada à ‘Cidade Inteligente’, um ambiente virtual imersivo em que o usuário consegue navegar por diferentes tipologias de projetos e conhecer as soluções técnicas do Grupo mais indicadas para cada situação. “É possível ver como os nossos produtos podem ser usados em cenários diversos. Trata-se de uma novidade que, com certeza, vai impactar positivamente o mercado da construção civil”, ressalta Leles.

Na ‘Cidade Inteligente’, o usuário consegue “viajar” por um centro urbano em 3D e escolher qual edificação quer visitar entre opções variadas (residências, hospitais, escritórios, entre muitos outros). Em cada um desses ambientes, além da aplicação dos produtos, é possível conferir outras informações, como os detalhes técnicos de cada um dos materiais. Apresentada oficialmente na feira, a novidade estará disponível para acesso de todo o público em breve.

Cidade Inteligente Saint-Gobain
Na ‘Cidade Inteligente’ o usuário escolhe qual edificação quer “visitar” (Foto: Vinícius Veloso)

Interatividade

O conceito de interatividade não fica restrito à ‘Cidade Inteligente’ no estande da Saint-Gobain na Expo Revestir 2023. No espaço, há outras ferramentas digitais que devem facilitar o trabalho da construção civil. Uma dessas plataformas é o ‘#ImperResolve’ — uma casa virtual com diversas manifestações patológicas provocadas pela umidade. O usuário consegue passar por todos os cômodos da residência, conhecer as causas de cada um dos problemas e entender como resolvê-los, além de também poder acessar fichas técnicas, vídeos, informações de passo a passo da aplicação e outros materiais. “Totalmente interativa e online, é uma ferramenta inovadora para o setor”, diz Leles.

Já o ‘The Lab’ é um simulador da Ecophon que permite ao visitante ter um maior conhecimento sobre a importância da acústica, além de fazer experimentos e comparações em tempo real entre um ambiente com e sem tratamento acústico. Com o uso de fones de ouvido, é possível “entrar” em locais como escritório, hospital ou sala de aula para perceber a diferença causada pelo uso de soluções acústicas e o bem-estar proporcionado.

The Lab Ecophon
O ‘The Lab’ oferece uma experiência imersiva sobre conforto acústico (Foto: Vinícius Veloso)

Outras inovações digitais são o ‘Localizador de Produtos’, que ajuda a conectar clientes com as lojas mais próximas que possuem o produto desejado/procurado, e o ‘Parceiro Responde’, que traz respostas rápidas sobre dúvidas frequentes.

Soluções e lançamentos

O vasto catálogo de produtos da Saint-Gobain não poderia ficar de fora do evento. Todas as marcas têm os seus espaços dentro do estande, onde os visitantes podem conferir de perto os diferenciais de cada material. “Na Brasilit, por exemplo, trouxemos todas as soluções das linhas de cobertura”, conta Leles. Há, inclusive, uma experiência em que o público usa um borrifador na telha hidrofugada de fábrica e se certifica que o produto repele a água.

Telha que repele a água
Telha com a tecnologia da Brasilit que repele a água (Foto: Vinícius Veloso)

O estande conta, também, com um grande espaço dedicado para a Ecophon — marca que passa a agregar todas as soluções acústicas da Saint-Gobain. “Trata-se do maior e mais completo portfólio de soluções acústicas do mercado brasileiro”, informa Leles.

Espaço da Ecophon
A Ecophon, agora, agrega todas as soluções acústicas da Saint-Gobain (Foto: Vinícius Veloso)

Já na área da Quartzolit, destaque para as comemorações de 50 anos de Cimentcola, sinônimo de argamassa colante. O produto ganhou, ainda, um lançamento durante a feira: o Cimentcola Pronto em embalagem de 1 kg. Outras novidades da marca são o antimofo quartzolit (pintura impermeabilizante que elimina completamente os problemas com mofo e bolor em ambientes úmidos, como banheiro e cozinha) e a linha de tintas com soluções de três categorias (Econômica, Standard e Premium).

No segmento de acabamentos, a Quartzolit também levou para a Expo Revestir o cimento queimado pisos e paredes quartzolit, lançamento dois em um disponível em três tons de cinza.

Produtos Quartzolit
Os visitantes podem conhecer, também, os impermeabilizantes e argamassas da Quartzolit (Foto: Vinícius Veloso)

A construção leve e sustentável é o tema do espaço da Placo e da Isover, que apresenta um raio X da placa de drywall Performa instalada em conjunto com a lã de vidro Wallfelt da Isover.

Espaço da Placo e da Isover
Espaço da Placo e da Isover no estande da Saint-Gobain (Foto: Vinícius Veloso)

A Expo Revestir acontece de 14 e 17 de março, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). O estande da Saint-Gobain está localizado no endereço O46.