Sistema construtivo Concreto PVC: vantagens e desvantagens

Solução promete reduzir tempo de construção em três vezes e diminuir a geração de resíduos. Porém, é pouco difundida, enquanto o preço é superior ao da alvenaria estrutural

Publicado em: 17/04/2015Atualizado em: 22/10/2023

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket


Foto: Divulgação - Global Housing International do Brasil

O Concreto PVC é um sistema modular de encaixe em que as paredes são feitas de perfis vazados de PVC acoplados entre si. Tais painéis são fabricados um a um na indústria sob medida para cada projeto. Após sua montagem no canteiro de obras, são preenchidos por concreto e aço estrutural. “As fôrmas de PVC ficam incorporadas às paredes, com armaduras de espera para vergas, contravergas e cintas, preenchidas com concreto de alto desempenho resultando em uma solução de elevada resistência, cumprindo as funções de acabamento final e proteção do elemento estrutural”, afirma Giovani Luiz Mandel, gerente Comercial e de Marketing da Global Housing International.

Veja também:
Tamanho de telha pvc colonial

CONSTRUÇÃO X MONTAGEM

Este sistema torna parte da obra industrializada pois os painéis da estrutura já chegam prontos no canteiro. “As inovações tecnológicas na indústria da Construção Civil transformam a obra. Em vez da construção passa a ser uma montagem”, explica Mandel.

As fôrmas de PVC ficam incorporadas às paredes, com armaduras de espera para vergas, contravergas e cintas, preenchidas com concreto de alto desempenho resultando em uma solução de elevada resistência, cumprindo as funções de acabamento final e proteção do elemento estrutural
Giovani Mandel

Duas características desta ‘montagem’ são muito relevantes: a agilidade e a limpeza. “O tempo de execução é três vezes menor que a alvenaria convencional e não existe resíduo de obra nesta etapa pois o PVC vem todo cortado de fábrica”, diz Vilmar Doredson Bertoldo, gerente comercial da Bazze, indústria de perfis em PVC, que também vende kits prontos. “Isso remete aos conceitos de sustentabilidade”, completa Mandel.

Leia também: 
Como comprar forros de PVC? Veja dicas e recomendações
Gestão sustentável de projetos pode se basear em metas da ONU
O que são facilities e qual sua importância?


VANTAGENS

1- Sustentabilidade - Além do uso mais eficiente de recursos e a minimização da geração de resíduos, os perfis de PVC também têm um apelo sustentável por serem 100% recicláveis e porque os poucos resíduos gerados com sua fabricação são reaproveitados. Eles também podem ser reciclados ao final do seu ciclo de vida. Obra mais limpa e com economia no consumo de água e energia elétrica, dispensa mão de obra especializada e o uso de equipamentos pesados como guindastes.

2- Mais rápido - A agilidade de montagem permite maior controle no cronograma da obra. A infraestrutura das instalações elétricas já vem embutida e a instalação hidráulica pode ser montada na fábrica. “Uma casa popular de 43 m² com uma equipe bem treinada pode ser construída em 8 dias”, explica Giovani Luiz Mandel.

3- Menos mão de obra - A industrialização do canteiro tem outra característica marcante que é a redução significativa do passivo trabalhista em relação ao sistema convencional – que é artesanal – pois diminui o número de funcionários necessários.

O fato de o desenho já estar definido e ‘as paredes’ virem prontas de fábrica permite o melhor manuseio do material, reduz impacto e desperdício e eleva a produtividade, pois a obra já se inicia no canteiro com um passo à frente. Além disso, é mais fácil controlar o material que será usado em obra para preencher as paredes
Miguel Bahiense

4- Mais produtividade - O aumento da produtividade, segundo especialistas da indústria, também é evidente. “O fato de o desenho já estar definido e ‘as paredes’ virem prontas de fábrica permite o melhor manuseio do material, reduz impacto e desperdício e eleva a produtividade, pois a obra já se inicia no canteiro com um passo à frente.
Além disso, é mais fácil controlar o material que será usado na obra para preencher as paredes”, afirma Miguel Bahiense, presidente do Instituto PVC.

Confira também: 

Estrutura metálica

Espaçadores de Argamassa para centralização de Armaduras

Cimento branco

Cimentos Impermeabilizantes

CONCRETO PVC: PREÇO

Paredes vazias em PVC, ou seja – os painéis que serão montados na obra –, custam, em média, R$ 140,00 o m² da parede. Em geral, um pouco superior ao custo da parede em alvenaria estrutural. No entanto, os produtores da indústria defendem que pelo processo ser mais ágil, quando se faz produção em série, o valor final fica mais em conta, pois ganha-se em economia com mão de obra. “E quando o proprietário dispensa reboco e pintura, diminui muito o custo final para ele”, lembra Vilmar Doredson Bertoldo, da Bazze.



Foto: Divulgação - Global Housing International do Brasil

ACABAMENTO

O PVC é um ótimo isolante térmico e acústico. As paredes já vêm com um padrão de acabamento que dispensa pintura, mas o proprietário pode optar por aplicação de revestimentos, grafiato, texturas, papel de parede, reboco, drywall, massa corrida, gesso acartonado, pintura ou cerâmica. A aparência é semelhante à das paredes convencionais. Na cobertura, aceita-se qualquer tipo de estrutura: madeira, alumínio ou aço galvanizado.

O sistema construtivo Concreto PVC também permite que seja feita ampliação da construção depois de pronta e aceita muito bem interfaces com alvenaria estrutural, por exemplo.















Concreto PVC em números

Nos últimos cinco anos, estima-se que mais de 150.000 m² foram construídos em concreto PVC no Brasil. O sistema proporciona:

  • Redução de 27% no consumo de material
  • Redução de 80% de desperdício
  • Aumento de 75% na economia de água e energia na obra
  • Aumento de 7% em área útil no projeto

Fontes: Global Housing International, Bazze e Instituto do PVC


DESVANTAGENS

1- Preço – ainda é cerca de 20% superior ao da alvenaria convencional
2- Poucos fornecedores – ainda são poucas as empresas que trabalham na produção do material
3- Produção em pequena escala – aqui no Brasil ainda é produzido em pequena escala
4- Pequenas vibrações – nas paredes em caso de muita intensidade de ventos e intempéries
5- Desconfiança – ainda não é muito difundido e os construtores têm dúvidas sobre o sistema

NORMAS TÉCNICAS CONCRETO PVC

A tecnologia construtiva Concreto PVC é regulamentada pela NBR 15.575, que descreve as incumbências dos projetistas, do incorporador, do construtor e dos usuários; requisitos mínimos de qualidade de material; prazos de vida útil; prazos de garantia; condições de manutenção e métodos de ensaio.















Mitos e Verdades

Engana-se quem pensa que este sistema é indicado apenas para casas de moradia popular. De acordo com Miguel Bahiense, presidente do Instituto PVC, no Canadá, onde este sistema nasceu e, nos Estados Unidos – onde já está sendo bastante utilizado –, a maior parte das casas construídas em Concreto PVC são de alto padrão. Giovani Luiz Mandel reforça: “É possível construir até edifícios com o Sistema Construtivo Concreto PVC, mas com o limite de cinco pavimentos”, afirma.


Colaboraram para esta matéria

 
Giovani Luiz Mandel – é gerente Comercial e de Marketing da Global Housing International, empresa que desenvolve Soluções e Sistemas Construtivos em Concreto/PVC. Possui uma unidade industrial em Araquarí, próximo de Joinville e do porto de São Francisco do Sul em Santa Catarina, facilitando a logística, tanto da matéria-prima como do produto acabado, com consequente redução dos custos.
 
Miguel Bahiense – é presidente do Instituto PVC, que representa a união de todos os segmentos da cadeia produtiva do PVC: desde fabricantes de matérias-primas e insumos, produtores de resinas, aditivos, fabricantes de equipamentos, transformadores e recicladores.
 
Vilmar Doredson Bertoldo – é gerente comercial da Bazze, indústria de perfis e esquadrias em PVC, que também vende kits prontos para a construção civil.