4 sistemas de automatização para piscina

Conheça outras soluções: piscina com borda infinita controlada por um sistema oculto de retorno da água, robôs para limpeza e dispositivo de segurança

Publicado em: 15/05/2023

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Controle via smartphones e comando de voz, sistema oculto de retorno de água, robôs de limpeza... Conheça soluções inteligentes para piscinas

Sistema de automatização de cascata para piscina
O recurso de automatização exerce várias funções via smartphone e/ou comando de voz, como o controle de cascatas na piscina (Foto: Caviness/Reprodução)

1 - Automação

As piscinas automatizadas são aquelas que podem ter suas funções (limpeza, manutenção, iluminação e temperatura) controladas por smartphones e/ou comando de voz. Possibilitam, também, que os equipamentos funcionem em períodos programados, além de permitir o controle de cascatas e o acompanhamento em tempo real dos níveis da qualidade da água, do seu pH e mais.

Ou seja: o recurso da automação otimiza o tempo para cuidar da piscina e garante maior conforto aos usuários.

Sistema de automatização de cascata para piscina
Controlar a iluminação da piscina à distância é uma das facilidades proporcionadas pelos mecanismos automatizados (Foto: AcePools/Reprodução)

2 - Sistema oculto de retorno da água

O conceito de borda infinita traz sofisticação e modernidade aos projetos, pois proporciona uma sensação de amplitude e infinitude com a água “sem limitações”. Para que funcione, é necessário utilizar um sistema oculto de retorno da água.

Com esse mecanismo, é possível deixar a água em movimentação constante, o que ajuda a não atrair insetos causadores de doenças. É, também, compatível com piscinas de todos os tipos, inclusive aquelas construídas em espaços no alto, que proporcionam o encontro com o céu e/ou o mar.

Sistema de automatização de cascata para piscina
As piscinas de borda infinita lançam mão do sistema oculto de retorno da água (Foto: ConstruindoDecor/Reprodução))

3 - Robôs para Limpeza

Sistema de automatização de cascata para piscina
Os robôs limpam com mais praticidade os resíduos no piso e nas paredes da piscina (Foto: Zodiac/Reprodução)

Para garantir ainda mais praticidade no dia a dia de quem precisa cuidar da piscina, os robôs para limpeza são uma ótima pedida. São fáceis de manusear, percorrem todos os espaços e retiram as sujeiras acumuladas no piso e nas paredes – até mesmo as mais persistentes. Além disso, alcançam lugares que não são tão fáceis de limpar com as ferramentas manuais.

Todos os resíduos ficam armazenados na bolsa do robô, o que elimina a possibilidade de a sujeira voltar para a água.

4 - Dispositivos Antissucção

Sistema de automatização de cascata para piscina
Os dispositivos antissucção desligam a bomba da piscina quando o ralo entra em contato com algum objeto ou pessoa (Foto: Pool Rescue/Reprodução)

Um dos maiores perigos de nadar em uma piscina é o contato direto com o ralo, que pode causar acidentes com pessoas de todas as idades. Isso acontece porque, ao drenar a água, o material exerce forte pressão.

Para prevenir esse tipo de situação, existem dispositivos antissucção que trazem mais segurança e diminuem significativamente os acidentes. O sistema desliga automaticamente a bomba da piscina à medida em que o ralo entrar em contato com algum objeto ou pessoa.

E aí, você já conhecia todos esses mecanismos para piscina? Deixe seu comentário!