Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Top 5 cinemas de rua na cidade de São Paulo

Dos mais clássicos aos modernos, os cinemas de rua cativam o público pelo conforto, pela variedade de serviços e pelas boas programações

Publicado em: 09/05/2023

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

foto de uma pessoa segurando uma espátula e uma tabua com argamassa líquida em cima
(Foto: Mr.Music/Shutterstock)

Quem mora na cidade de São Paulo sabe que o ‘caos’ é sinônimo de ‘cotidiano’, até mesmo na hora de escolher o programa do final de semana. Mas que tal mudar essa concepção de visitar apenas lugares muito agitados para conhecer os cinemas de rua?

Veja a nossa lista!

1 - Petra Belas Artes

foto de uma pessoa segurando uma espátula e uma tabua com argamassa líquida em cima

(Foto: UOL/Divulgação)

Este icônico cinema, que estreou em 1967, marca o modo clássico de assistir aos filmes. Localizado no bairro da Consolação, exibe filmes que variam entre os mais antigos e os atuais – muitas vezes fora do que é apresentado nos cinemas de shopping centers.

As programações regular e especial são divididas nas seis salas, que foram batizadas com nomes de importantes artistas brasileiros.

O local possui vendas on-line e presenciais, disponíveis até 15 minutos após o início da sessão. Os valores mudam conforme os dias da semana, mas não fogem muito do padrão.

Além disso, o Cinema Petra Belas Artes está presente no mercado dos streamings com o projeto “À La Carte”, com um acervo de filmes cults, clássicos e recentes, que podem ser vistos de qualquer lugar.

2 - Cineclube Cortina

foto de uma pessoa segurando uma espátula e uma tabua com argamassa líquida em cima

(Foto: Leo Martins/Divulgação)

Próximo à estação República – linha amarela do metrô – o Cineclube Cortina dispõe de uma forma bem peculiar de apresentar os filmes. Trata-se de um espaço multicultural, inaugurado em meados de 2022, que conta com balada, bar e restaurantes – tudo inserido num antigo estacionamento da região.

A sala conta com 80 lugares, que possuem espreguiçadeiras e arquibancadas. Nesse caso, os ingressos são vendidos de forma diferente: o preço sugerido é de R$ 30, mas é o cliente que analisa e decide quanto pode pagar.

Os restaurantes não fogem muito dos preços comuns e servem pratos típicos comercializados no centro de São Paulo, além de petiscos e drinks. Assim, o ambiente fica completo e atende a diferentes tipos de público.

3 - Reserva cultural

foto de uma pessoa segurando uma espátula e uma tabua com argamassa líquida em cima

(Foto: Divulgação)

Junto ao prédio da Faculdade Casper Líbero, na Avenida Paulista, a Reserva Cultural é um marco no centro de São Paulo desde 2005. Muito além do cinema, fazem parte dessa experiência cultural um acervo com livros e DVDs. Também possui gastronomia e realiza eventos.

Com quatro salas que possuem, no total, 580 lugares, o cinema exibe filmes nacionais ou internacionais. E ainda destacam as produções independentes.

Detalhe: existe um Cartão Fidelidade. Ou seja, a cada 10 entradas adquiridas, o cliente ganha outra. O mais legal é que essa iniciativa beneficia instituições e associações, com a doação de ingressos.

4 - Cine Sala

foto de uma pessoa segurando uma espátula e uma tabua com argamassa líquida em cima

(Foto: Sérgio Israel e Ligia Showronski)

Com a proposta de ser um local especial para recepcionar dos mais jovens aos mais experientes, o Cine Sala possui um dos ambientes mais confortáveis. Localizado há mais de 60 anos na famosa rua Fradique Coutinho, em Pinheiros, o estabelecimento possui um toque retrô. Não à toa, é um dos cinemas de rua mais clássicos da cidade.

O Barouche Pipoca está no saguão do Cine Sala, servindo drinks, lanches e outras variedades do ramo alimentício. Outros destaques são os sofás individuais e duplos que o lugar oferece para acomodar os visitantes.

Em média, são quatro sessões por dia – em sua maioria, os filmes exibidos são independentes. Os ingressos também são vendidos no site e na bilheteria.

5 – Cine Marquise

foto de uma pessoa segurando uma espátula e uma tabua com argamassa líquida em cima

(Foto: Divulgação/Yago Moreira)

Inaugurado em 1963 e reinaugurado em 2021, o Cine Marquise é considerado um dos mais antigos da cidade. Seu ambiente, com duas salas, comporta pouco mais de 400 lugares.

Mesmo com as últimas reformas, o cinema não perdeu sua essência. Apenas trouxe mais conforto para aqueles que visitam o local. Vale a pena experimentar as poltronas duplas nas primeiras fileiras das salas.
Localizado também na Avenida Paulista, o Cine Marquise vende ingressos virtualmente. Toda quarta-feira o valor é fixo: R$ 13,00.

E aí, qual desses cinemas você vai visitar no próximo final de semana?