Torre eólica na China terá o tamanho da Torre Eiffel

Com previsão para ficar pronta até 2025, a torre eólica da Ming Yang Smart Energy será uma das maiores construções do mundo — com 330 metros de altura

Publicado em: 21/11/2023

Texto: Agatha Menes do Nascimento

Turbinas eólicas localizadas no meio do oceanoA turbina eólica terá 330 metros de altura (Foto: Fokke Baarssen)

Diversos países produzem uma quantidade significativa de energia limpa. Segundo dados do Global Wind Energy Council (GWEC), o Brasil é o 15º país com a maior potência eólica — e o maior da América Latina. Sem falar na China, que produz cerca de 1/4 de toda a capacidade eólica do mundo.

O investimento chinês é tão “agressivo” que, até 2025, entregará uma torre eólica (ou turbina eólica) de 330 metros de altura — o mesmo tamanho da Torre Eiffel, considerada uma das maiores construções do mundo. E mais: o rotor da turbina terá 310 metros de diâmetro!

A empresa Ming Yang Smart Energy é a responsável por construir toda essa estrutura, que fornecerá 22 MW de energia — suficiente para abastecer dezenas de locais.

Por que a torre será tão alta?

Existem algumas explicações para a torre da Ming Yang Smart Energy ser tão alta. Primeiro: quanto maiores as pás, mais vento é captado. Segundo: com uma estrutura gigante não há risco das pás “mergulharem” na água. Terceiro: uma turbina maior reduz os custos dos desenvolvedores, pois exige menos instalações e tem a mesma capacidade de outras turbinas menores.

Outro modelo de torre eólica

A torre eólica é um equipamento composto por torre central, pás e hélices. Sua estrutura geralmente fica na água e tem a função de captar a força do vento e convertê-la em eletricidade.

No entanto, nem todas as torres precisam estar necessariamente na água para produzirem energia eólica.

A Ming Yang Smart Energy está produzindo uma “versão” para ser implantada em terra firme. Terá capacidade para fornecer 11 MW de energia e suas pás serão tão grandes que poderiam cobrir até seis campos de futebol!

E aí, ficou impressionado só de imaginar o tamanho das torres eólicas mencionadas aqui no texto? Comente o que achou!