Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Veja: lista de 9 projetos com fachadas interativas incríveis

Da Opera House, na Austrália, passando por estádios de futebol – como o Ninho do Pássaro – até museu e hotel. Veja diferentes fachadas interativas

Publicado em: 20/08/2009Atualizado em: 22/06/2020

Texto: Redação AECweb

Redação AECweb

Relativamente um novo conceito da arquitetura, as Fachadas Interativas ou “Interactive Media Facades” têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos, principalmente em grandes centros turísticos e comerciais.

Elas apresentam formas inovadoras e combinam arquitetura ousada e design moderno, funcionando como um bom caminho para empresas que procuram atrair os consumidores ou chamar a atenção para um evento específico.

Abaixo, o AECweb fez a seleção de algumas dessas fachadas presentes em diversos pontos do mundo. É difícil não se impressionar com tamanha criatividade dos arquitetos e responsáveis por esses projetos.

Sydney Opera House – Sydney, Austrália

Fachadas interativas deslumbrantes

Esta instalação sobre o Sydney Opera House foi projetada para Festival de arte Luminosa. Algumas pinturas foram selecionadas e projetadas, sem se repetirem, por 21 dias, utilizando tecnologias projeção de vídeo.

Allianz Arena – Monique, Alemanha

Fachadas interativas deslumbrantes

A fachada do estádio Allianz Arena pode trocar de cara para agradar aos torcedores de cada time. As cores se projetam em uma superfície translúcida, formada por 1.056 painéis em uma área total de 25,5 mil m2. Cada painel conta com 4 lâmpadas que permitem a mudança de cor das luzes e da superfície da fachada. Este processo leva dois minutos, após isso, a impressão é de estar em um novo estádio.

Ninho do Pássaro – Pequim, China

Fachadas interativas deslumbrantes

Eternizado pelos jogos olímpicos de 2008, o estádio possui estruturas expostas de ferro e aço que se cruzam e entrelaçam, semelhante a um ninho. Podendo ser visto de diversos pontos da cidade, o Ninho do Pássaro impressiona por sua estética simples e moderna.

Cubo d’água – Pequim, China

Fachadas interativas deslumbrantes

Mais uma casa dos Jogos Olímpicos Pequim 2008. É constituída por uma concepção estrutural baseada na formação natural bolhas de sabão, dando-lhe uma aparência orgânica aleatória. É a maior estrutura feita de ETFE (etileno Tetra fluoro etileno), uma espécie de plástico translúcido, que permite mais penetração de luz do que as tradicionais fachadas de vidro, diminuindo os custos energéticos em 30%.

Office Building - Cingapura

Fachadas interativas deslumbrantes

Esta grande fachada, em um edifício de escritórios em Cingapura, é constituída por mais de 500 lâmpadas LED coloridas. Durante o dia, parece apenas uma simples fachada de vidro, mas, a noite, transforma-se em um grande painel de comunicação.

Kunsthaus Art Museum - Graz, Áustria

Fachadas interativas deslumbrantes

Em seu lado oriental, o Museu de Arte Kunsthau possui uma matriz de 930 lâmpadas fluorescentes integradas a sua fachada. Cada lâmpada é ajustável individualmente e infinitamente, sendo que a luminosidade pode variar entre 0% e 100%. Animações, gráficos e alfabetos podem ser exibidos em uma velocidade de 20 fotogramas por segundo usando um sistema de controle digital.

The Miracle Mile shops - Las Vegas, EUA

Fachadas interativas deslumbrantes

Nas fachadas das lojas, grandes sistemas de visualização permitem um efeito prismático de cores que se projetam 25 milímetros a frente e exibem anúncios multicoloridos e animações.

Yas Hotel - Abu Dhabi, Emirados Árabes

Fachadas interativas deslumbrantes

Este hotel de 36 bilhões de dólares tem como principal característica a mudança de cor. Formas curvilíneas cobrem a parte de cima das torres do hotel. As cores são formadas por cerca de 6.000 diamantes em forma de painéis de vidro.

The Petronas Twin Towers - Kuala Lumpur, Malaysia

Fachadas interativas deslumbrantes

Os edifícios mais altos do mundo contam com doze projetores rotativos de 7kw e uma tela suspensa com de 30m X 60m e capacidade de projeção de mais de 200 metros de distância.

The Ars Electronica Center - Liz, Áustria

Fachadas interativas deslumbrantes

Um edifício cercado por um reservatório de vidro que incorpora uma fachada LED de 5.100 metros quadrados. A mudança notável da cor da fachada é o principal destaque da construção.