Volvo Construction Equipment aumenta seu market share no Brasil
A fabricamente investe pesado em lançamentos para o setor redoviário e equipamentos compactos
A Volvo Construction Equipment registrou aumento de participação de mercado em suas principais linhas de produtos em 2013. Considerando todas as categorias de máquinas, a empresa comercializou um total de 3751 unidades em 2013, 11% a menos que as 4244 máquinas registradas no exercício anterior.
As exportações de máquinas para os demais países da América Latina atingiram 1097 unidades no período. O Brasil representou 71% das vendas no continente, com 2654 equipamentos comercializados em 2013, continuando a ser o grande mercado da Volvo na América Latina.
No segmento de carregadeiras, o market share passou de 10,3% em 2012 para 11,8% em 2013. Outro grande salto ocorreu com as escavadeiras, cuja participação de mercado passou de 10,9% para 12,8%. “Apesar de uma economia que não correspondeu às expectativas iniciais, registramos crescimento em vários segmentos”, declara Afrânio Chueire, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.
Na categoria utility range (retroescavadeiras e minicarregadeiras), a empresa atingiu uma participação de mercado de 5,2% no ano passado, ante os 4,8% do exercício anterior. As minicarregadeiras Volvo alcançaram uma participação de 11% no mercado doméstico, 3,8 pontos percentuais a mais que no ano retrasado.
Lançamentos e treinamento
A marca sueca mostrou estar determinada em fortalecer ainda mais sua frota para construção rodoviária e lançará no Brasil, ao longo deste ano, dois modelos de vibroacabadoras (ABG5820 e ABG2820), ampliará sua linha de compactadores com o lançamento do compactador de asfalto com dois cilindros (DD38, de quatro toneladas), e do compactador pneumático (PT220, de 24 toneladas). Também oferecerá toda a linha de motoniveladoras com a possibilidade de serem operadas com joystick, mantendo o volante no equipamento.
A empresa está lançando também o Road Institute, uma estrutura de capacitação técnica, tanto para operação como manutenção dos equipamentos de construção de estradas, que estará disponível para clientes e a rede de distribuidores Volvo CE. Sediado em Curitiba, este instituto contará com uma pista de testes e treinamentos para operar vibroacabadoras e compactadores.
Nova miniescavadeira
A Volvo CE ampliou sua oferta de produtos compactos com o lançamento da escavadeira compacta EW60C. De acordo com a empresa, o modelo é indicado especialmente para obras de construção civil em espaços urbanos e obras de saneamento. Pode ser também utilizada em atividades agrícolas, como abertura de canais, irrigação e trabalho em estufas e paisagismo.
"Em atividades de escavação, a EW60C pode ser até 25% mais rápida e consumir até 50% menos combustível que uma retroescavadeira graças à menor necessidade de reposicionamento e possibilidade de trabalhar em espaços restritos. A amplitude de giro, quando rente à parede, é de 180º, o que a torna três vezes mais versátil que uma retroescavadeira; e a capacidade de preenchimento de valas é até 13% maior", diz Juliano Silva, engenheiro de vendas da Volvo Construction Equipment Latin America.
A fabricante aponta que outra vantagem do equipamento é a função Pipe Layer, exclusiva da Volvo, para assentamento de tubos de saneamento, drenagem, gás e eletricidade. Além disso, por ser equipada com uma lâmina frontal, o preenchimento da vala pode ser executado imediatamente após o assentamento da tubulação, reduzindo o tempo de execução e os riscos de erosão.