Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

10ª edição do SISB, curso completo de construção sustentável

Texto: Redação AECweb

Oportunidade para profissionais da construção civil se orientarem mais em relação à sustentabilidade

30 de janeiro de 2009 - O curso SISB - Sistema Integrado de Soluções Bioecológicas - de construção sustentável, realizado pela ANAB Brasil – Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica, chega a sua 10ª edição. O curso oferece formação completa para profissionais que atuam em desenvolvimento de projetos em edificação sustentável.

Profissionais que realizaram o curso SISB já empregam esses conhecimentos no trabalho. A arquiteta Cecília Whitaker de Assumpção, analista de projetos da Camargo Corrêa - Desenvolvimento Imobiliário, aponta a necessidade de orientar os profissionais da construção civil em relação à sustentabilidade, observando que a maioria das especializações na área ambiental é voltada para o setor industrial.

“O SISB direcionou todo o aprendizado que adquiri na pós-graduação, em aplicações práticas para a construção civil, assim como ampliou a visão dos impactos ambientais gerados pelas edificações”, comenta a arquiteta, acrescentando que, nos projetos da empresa, tem aplicado os conceitos de coleta de lixo reciclável; energia solar; e gestão de resíduos.

O engenheiro Almir Cesar Zanettin, da área de obras de instalações elétricas e hidráulicas da Camargo Corrêa, conta que se surpreendeu com os temas abordados pelo curso, considerando-os completamente novos. “Ao conhecer mais a fundo assuntos como iluminação natural e insolação, ficou mais fácil compreender as influências destes e outros estudos nos dimensionamentos de instalações”, observa Zanettin, alertando que é essencial a adoção de boas práticas na construção civil, e a busca de novos processos de gestão e preservação dos recursos naturais, devido à escassez cada vez maior.

Durante as últimas edições do SISB, participaram escritórios de arquitetura e engenharia de várias regiões do país, como Graciela Piñero Arquitetura, Informov Engenharia + Arquitetura, Cria Arquitetura e Paula Mattar Arquitetura. O curso contou, também, com a presença de profissionais de empresas como Banco Bradesco, Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário, Furnas Centrais Elétricas, Petrobrás e CTCEA - Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo.

Próxima edição do SISB
O SISB, que já formou cerca de 100 profissionais, em 2009, agora, oferece a opção de turmas aos sábados, com início em 28 de fevereiro. As turmas regulares continuam às terças e quintas-feiras, no período noturno, com início em 17 de março. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 2832-1157.

Ao todo são dez módulos que somam 80 horas/aula, podendo ser cursados isoladamente.

  • Planejamento de empreendimentos sustentáveis;
  • Viabilidade de empreendimentos e sistemas de avaliação e certificação ambiental;
  • Potencial dos aspectos naturais e análise do entorno urbano;
  • Princípios de conforto ambiental para o projeto do edifício;
  • Geometria de insolação e iluminação natural e artificial;
  • Eficiência energética, sistemas de climatização e sistemas térmicos solares;
  • Conforto humano, acessibilidade e desenho universal;
  • Aspectos ambientais e energéticos dos materiais e tecnologias para a construção civil;
  • Geobiologia e saúde da construção;
  • Gestão de resíduos e conservação da água em edificações sustentáveis. 

    Serviço
    Curso: SISB – Sistema Integrado de Soluções Bioecológicas
    Público: Profissionais da construção civil
    Onde: ANAB-Brasil
    Início: 28 de fevereiro, das 9 h às 18 h (curso aos sábados)

        17 de março, das 19 h às 23 h (curso regular, 3ªs e 5ªs feiras)

         Inscrições: (11) 2832-1157 


 

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: