50% do TAV resolveria problemas no transporte da Grande SP
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Dinheiro investido na construção da TAV seria suficiente para resolver problemas na mobilidade urbana
06 de agosto de 2013 - Metade dos R$ 30 bilhões que deverão ser investidos na construção do Trem de Alta Velocidade (TAV) seria suficiente para resolver o desafio da mobilidade urbana na Grande São Paulo.
O cálculo que baseia a afirmação foi feito, a pedido do DCI, pelo presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense, em um momento em que o governo decide se adiará ou não o projeto do TAV, impulsionado pelas manifestações públicas por melhorias no transporte urbano. "Um investimento de R$ 15 bilhões tornaria possível ampliar a malha do metrô, por exemplo, de 70 km para 170 km, com intervalos máximos de 2 minutos entre os trens", explicou Brasiliense.
O especialista, entretanto, não nega a importância do projeto do TAV. "É preciso analisar a projeção de crescimento da demanda no trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro. Os aeroportos estarão saturados em, no máximo, 10 anos. Apesar da necessidade de melhorias no transporte urbano, é preciso avaliar essa necessidade também", disse.
O presidente da Empresa de Planejamento e Logística, Bernardo Figueiredo, disse ontem que trabalha com o cronograma atual do TAV, com o leilão marcado para 19 de setembro, mas afirmou que a decisão de adiar ou não a licitação do empreendimento seria política.
Figueiredo relacionou ainda os atrasos nas concessões de infraestrutura a projetos mal realizados e que precisaram ser refeitos para que as licitações avançassem. "O problema não é de modelo de concessões, o problema é quando o projeto está malfeito", disse.
Fonte: DCI
06 de agosto de 2013 - Metade dos R$ 30 bilhões que deverão ser investidos na construção do Trem de Alta Velocidade (TAV) seria suficiente para resolver o desafio da mobilidade urbana na Grande São Paulo.
O cálculo que baseia a afirmação foi feito, a pedido do DCI, pelo presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense, em um momento em que o governo decide se adiará ou não o projeto do TAV, impulsionado pelas manifestações públicas por melhorias no transporte urbano. "Um investimento de R$ 15 bilhões tornaria possível ampliar a malha do metrô, por exemplo, de 70 km para 170 km, com intervalos máximos de 2 minutos entre os trens", explicou Brasiliense.
O especialista, entretanto, não nega a importância do projeto do TAV. "É preciso analisar a projeção de crescimento da demanda no trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro. Os aeroportos estarão saturados em, no máximo, 10 anos. Apesar da necessidade de melhorias no transporte urbano, é preciso avaliar essa necessidade também", disse.
O presidente da Empresa de Planejamento e Logística, Bernardo Figueiredo, disse ontem que trabalha com o cronograma atual do TAV, com o leilão marcado para 19 de setembro, mas afirmou que a decisão de adiar ou não a licitação do empreendimento seria política.
Figueiredo relacionou ainda os atrasos nas concessões de infraestrutura a projetos mal realizados e que precisaram ser refeitos para que as licitações avançassem. "O problema não é de modelo de concessões, o problema é quando o projeto está malfeito", disse.
Fonte: DCI