83° Enic conquista selo ecológico do Grupo Falcão Bauer

Texto: Redação AECweb

Organização realizou diversas ações em prol da sustentabilidade na construção civil

30 de setembro de 2011 - O 83° Enic (Encontro Nacional da Indústria da Construção) acaba de ser contemplado com o selo ecológico concedido pelo Centro Tecnológico de Controle da Qualidade, Grupo Falcão Bauer. O evento, promovido pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e realizado pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo), ocorreu em agosto deste ano, contando com a presença da presidente Dilma Rousseff e a participação de especialistas renomados que discutiram temas como habitação, infraestrutura, construção sustentável, inovações tecnológicas, produtividade, competitividade e capacitação de profissionais.

A organização do 83° Enic realizou diversas ações em prol da sustentabilidade, consideradas essenciais para a conquista do selo ecológico do Grupo Falcão Bauer com aprovação de 73% no índice de desempenho sustentável. Entre elas, estão redução de emissões de carbono; segregação e destinação adequada de resíduos; utilização de materiais reciclados ou reutilizados e o uso de materiais reciclados na confecção de panfletos, fôlderes, banners.

Além disso, 50% das lâmpadas utilizadas no evento possuíam baixo teor de mercúrio e o kit entregue para os participantes foi adquirido do projeto Ampliar, destinado à qualificação profissional de jovens para ingressarem em empresas do setor da construção. Para a locomoção dos convidados e palestrantes, foram utilizados veículos à base de biodiesel.

Segundo o vice-presidente de Meio Ambiente do SindusCon-SP, Francisco Vasconcellos, este foi o primeiro Enic que contou com diversas práticas sustentáveis, para conscientizar os participantes em relação ao tema e aplicá-lo dentro de suas empresas e casas. "Por meio destas ações, o SindusCon-SP e a CBIC demonstraram a preocupação e o engajamento do setor com o meio ambiente e a sustentabilidade na construção civil", afirma.

O Grupo Falcão Bauer desenvolve serviços voltados para o controle da qualidade do Meio Ambiente, seguindo os mais rígidos padrões ambientais e ecológicos. A empresa presta serviços de consultoria em engenharia, geologia e análises ambientais.

Fonte: Sinduscon-SP