Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Abertas consultas para NBRs de acústica

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Normas foram elaboradas pela Comissão de Estudo de Desempenho de Edificações

23 de outubro de 2012 - Depois da revisão da Norma de Desempenho (NBR 15.575 – Partes 1 a 6) chegou a vez das normas prescritivas de ruído NBR 10.151 e NBR 10.152 serem atualizadas. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) abriu Consulta Nacional até 10 de dezembro para o Projeto ABNT NBR 10151 – Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes externos às edificações e para o 3º Projeto ABNT NBR 10152 – Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes internos às edificações. A primeira diz respeito ao ruído comunitário a segunda ao conforto acústico interno aos ambientes.

As normas foram elaboradas pela Comissão de Estudo de Desempenho de Edificações (CE-02: 135.01), do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02), da ABNT.

Ambas as versões vigentes das normas já têm mais de 10 anos: a NBR 10.151 é de 2000 e a NBR 10.152, de 1987. No caso especial da norma de conforto acústico, a NBR 10.152, é ela que determina os níveis de ruído nos ambientes residenciais utilizados na norma de desempenho. Mesmo estando em vigor desde 1987, ela nunca foi lembrada, ou usada, para determinar efetivamente o conforto acústico de uma residência.

Os interessados podem acessar os textos no endereço www.abntonline.com.br/consultanacional e apresentar sugestões até a data-limite de 10 de dezembro de 2012.

A Consulta Nacional é realizada inteiramente on line, sem qualquer ônus, sendo possível acessar, visualizar, imprimir e apresentar sugestões aos Projetos de Normas da ABNT e do Mercosul, conforme instruções apresentadas no próprio site. As sugestões apresentadas contribuirão para o aperfeiçoamento das Normas Brasileiras. Aquelas sugestões que porventura constituírem objeções técnicas, desde que devidamente fundamentadas, desaconselhando a aprovação dos Projetos como Normas Brasileiras, serão examinadas pela Comissão de Estudo autora na ABNT.

Fonte: Sinduscon – SP

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: