ABNT estuda abertura de NBR de reforma

Texto: Redação AECweb

Ideia da criação da norma técnica surgiu a partir do desabamento, em janeiro deste ano, de três prédios no centro do Rio de Janeiro

16 de maio de 2012 - Por proposta do SindusCon-SP e da Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), o Comitê Brasileiro de Construção Civil (ABNT/CB-02) acaba de solicitar à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) aprovação para a abertura, por meio do Subcomitê de Estruturas de Concreto do CB-02, de uma Comissão de Estudos para a criação de uma norma sobre reformas.

Se aprovada pelo Conselho Técnico da ABNT, a Comissão de Estudo de Reformas em Edificações (CE-02:124.17) terá a missão de normatizar projeto, execução, segurança e controle em obras de reformas em edificações. A ideia da criação da norma técnica surgiu a partir do desabamento, em janeiro deste ano, de três prédios no centro do Rio de Janeiro.

Além do SindusCon-SP e da Abece, a Comissão também terá representantes das demais entidades e órgãos relacionados ao tema, como Contru, IAB, Instituto de Engenharia, Ibape, Procon e Corpo de Bombeiros.

Paulo Campos, superintendente do CB-02, já solicitou uma pesquisa sobre as normas estrangeiras (Eurocodes) sobre o assunto. Segundo ele, a ideia é utilizar estas normas técnicas como texto-base e avançar nos trabalhos levando em conta as especificidades brasileiras.

Fonte: Sinduscon - SP