ABNT reativa comissão para revisar normas de impermeabilização
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
A reativação foi monitorada pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio de seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT)
Na reunião, a comissão ainda abordará outra Norma da ABNT que também trata sobre impermeabilização: a NBR 9574 (Foto: SKT Studio/Shutterstock)
27/07/2022 | 14:09 – A ABNT divulgou, nesta semana, a reativação da Comissão de Estudo ABNT/CE-022:000.001, para revisar a Norma ABNT NBR 9575 “Impermeabilização – Seleção e projeto”. Na primeira reunião, marcada para o dia 8 de agosto, além de estipular as pautas prioritárias para a revisão, a entidade também anunciará o novo gestor, coordenador e secretário do comitê.
A norma estabelece as exigências e recomendações relativas à seleção e ao projeto de impermeabilização, para que sejam atendidos os requisitos mínimos de proteção da construção contra a passagem de fluidos. Ela estipula, ainda, determinações relacionadas à salubridade, segurança e conforto do usuário, de forma a ser garantida a estanqueidade das partes construtivas que a requeiram.
Na reunião, a comissão ainda abordará outra Norma da ABNT, que também trata sobre impermeabilização: a NBR 9574. Ao contrário da NBR 9575, que prevê a seleção e o projeto, a NBR 9574 aborda a execução da impermeabilização. As disposições serão apresentadas, estudadas e comparadas segundo texto base acordado com a ABNT. O item 3 da NBR 9575, de “termos e definições da ABNT NBR 9575”, será um dos principais focos do encontro.
A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio de seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT), ficará com a responsabilidade de monitorar e divulgar as reuniões e suas decisões.
Para participar do comitê, inscreva-se na reunião remota clicando aqui.
O acompanhamento de normas é parte integrante do Projeto Inovação e Tecnologia da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).