Abrasip e Secovi-SP publicam RT sobre instalação de gás
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Documento apresenta os aspectos mais importantes a serem considerados no atendimento às recomendações da norma ABNT NBR 13.103

A norma mudou as regras de ventilação para equipamentos a gás (Foto: Pi-Lens/Shutterstock)
31/08/2021 | 15:55 – A Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip) e o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP) elaboraram uma Recomendação Técnica (RT) referente à instalação de sistemas de gás. Com base na ABNT NBR 13.103 — Instalação de aparelhos a gás — Requisitos —, em vigor desde agosto de 2020, o texto apresenta os aspectos mais importantes a serem considerados no atendimento às recomendações da norma, que mudou as regras de ventilação em instalações existentes nos projetos residenciais e não residenciais.
A RT destaca que, nos projetos com aparelhos a gás em que a soma das potências nominais seja superior a 75 kW, será necessário projeto específico que considere outras referências normativas que deem subsídios para a definição da adequação do ambiente. Isso porque a ABNT NBR 13.103 não possui subsídios técnicos específicos para esses casos.
Nos empreendimentos residenciais que possuem sistemas especiais, como é o caso de hospitais, shopping centers, cozinhas industriais, hotéis, lavanderias comunitárias ou industriais, salas de geradores de gás, sistemas de ar-condicionado abastecidos a gás, entre outros, serão necessários estudos específicos de maneira que não sejam atendidas somente as prescrições da norma, mas também os referenciais normativos nacionais e internacionais.

