menu-iconPortal AECweb

Ações condominiais por inadimplência caem 14,1% em agosto

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

De acordo com levantamento do Secovi-SP, 931 processos foram apurados neste mês, contra 1.084 em julho. Em relação a agosto do ano passado, houve queda de 8,3%

No acumulado de 2020, 6.470 ações foram protocoladas, resultado 3,5% menor que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 6.708 processos (Créditos: iBroewnis/ Shutterstock)

07/10/2020 | 11:25 - A quantidade de ações judiciais em São Paulo por falta de pagamento da taxa condominial caiu 14,1% em agosto, na comparação com o mês anterior. Os dados constam de uma pesquisa feita, mensalmente, pelo Departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP), no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

De acordo com o levantamento, 931 processos foram apurados neste mês, contra 1.084 em julho. Em relação a agosto do ano passado, houve queda de 8,3%.

No acumulado de 2020, 6.470 ações foram protocoladas, resultado 3,5% menor que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 6.708 processos. Nos últimos 12 meses, foram ajuizadas 10.144 ações, aumento de 3,8% em relação ao período anterior (9.768 ações).

Segundo Moira de Toledo, diretora executiva da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, os dados confirmam as previsões de que o ligeiro aumento observado em julho resultava do represamento no volume de ações protocoladas em maio e junho.

“Com a pandemia, o pagamento da quota condominial foi priorizado, já que as pessoas tiveram de ficar mais tempo em casa, onde passaram a trabalhar, estudar, entre outras atividades. O isolamento social implicou na valorização das estruturas condominiais, em especial os residenciais, que serviram de abrigos diuturnos a boa parcela da população, concentrando a atenção no pleno e perfeito funcionamento do condomínio”, diz a diretora do Secovi-SP.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: