AEClive aborda desempenho de vedações verticais externas
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Evento teve a participação de Maria Angelica Covelo Silva, diretora da NGI Consultoria, e William Medeiros, gerente nacional de vendas e marketing da Sto Brasil
Palestrantes abordaram, entre outros assuntos, requisitos normativos; análise, interpretação de ensaios e avaliação de desempenho; e escolha de tecnologia e medidas de projeto para o desempenho (Clique na imagem para acessar o vídeo na íntegra)
18/05/2020 | 10:46 - O Portal AECweb, realizou na última quinta-feira (14/05), mais uma videoconferência AEClive. Com o tema “Desempenho de vedações verticais externas”, o evento recebeu Maria Angelica Covelo Silva, diretora da NGI Consultoria, e William Medeiros, gerente nacional de vendas e marketing da Sto Brasil.
Os palestrantes abordaram, entre outros assuntos, requisitos normativos; análise, interpretação de ensaios e avaliação de desempenho; e escolha de tecnologia e medidas de projeto para o desempenho.
REQUISITOS DE DESEMPENHO
A engenheira Maria Angelica Covelo Silva abriu sua palestra informando que a fachada tem um efeito grande na valorização dos empreendimentos pelo desempenho estético e simbólico. Entretanto, este não é um requisito relacionado à norma de desempenho, mas sim à criatividade da arquitetura.
A norma ABNT NBR 15575 – Desempenho de edificações habitacionais – estabelece os requisitos e critérios de desempenho para os sistemas construtivos. Segundo ela, desempenho é muito mais do que a norma, é um modelo mental de se projetar, construir e fabricar sistemas com foco nas necessidades de uso e operação e nas condições de exposição das fachadas. A partir destas características, é possível projetar atendendo aos requisitos.
A engenheira informou que quase todas as exigências da norma incidem diretamente sobre as fachadas. Estas exigências são atendidas pelos sistemas construtivos e seus componentes, pelo projeto, pela execução da obra e pelo uso e manutenção.
Ela também destacou o papel específico que cada componente de um sistema de vedação vertical externa ocupa nos requisitos de desempenho.
Por fim, a profissional tratou detalhadamente sobre os principais requisitos da norma, entre eles resistência ao fogo, estanqueidade e durabilidade.
Em seguida, foi a vez do gerente nacional de vendas e marketing da Sto Brasil, William Medeiros, abordar o tema a partir da visão dos fabricantes dos revestimentos. O profissional primeiro ressaltou a importância da norma NBR 15575 e as responsabilidades legais referentes ao seu descumprimento.
O gerente informou que por vivermos em um país tropical, a vedação vertical se torna ainda mais importante para a proteção do ambiente interno. Ele disse que a Sto, líder mundial na fabricação de fachadas com desempenho térmico, se inspira nas diferentes zonas bioclimáticas brasileiras para a fabricação de seus produtos, visando levar ao mercado soluções com qualidade elevada.
Medeiros citou também os critérios de desempenho mínimo, intermediário e superior que constam na NBR 15575. Segundo ele, estes diferentes padrões são importantes para que as pessoas, independentemente da classe social, possam atender, mesmo que de forma mínima, os requisitos de desempenho.
Para saber mais, assista na íntegra a live.