Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Alívio na inflação do aluguel

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Índice registra alta de 0,97% em setembro, bem abaixo dos 1,43% do mês de agosto

28 de setembro de 2012 - O índice de inflação que serve de base para renovação de contratos de aluguel de imóveis recuou no mês de setembro ao fechar em alta de 0,97 %. Ontem, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou que o Índice Geral de Preços - Mercado ( IGP- M) deste mês ficou a abaixo dos 1,43% em agosto. No ano, até o mês de setembro, o IGP-M, acumula alta de 7,09%, enquanto nos últimos 12 meses o avanço foi de 8,07%.

Especialistas afirmam que a taxa de inflação entrará em tendência de queda menos intensa em relação como a que ocorreu entre agosto e setembro. Na avaliação do coordenador de Análises Econômicas da fundação, Salomão Quadros, os itens de peso responsáveis pelo cenário de alta menor do indicador neste mês podem ter esgotado a influência.

O grande segmento responsável pela baixa na taxa mensal entre agosto e setembro foi o de preços agropecuários do atacado, cujo avanço passou de expressivos 6,07% para 2,77 % no período. Quadros lembrou que a mesma alta que ajudou a aumentar o valor de itens, como a soja e o milho, passou por processo natural de perda de impacto.

Mas, em setembro, devido à época desfavorável de produção no Brasil, os preços da carne bovina no atacado saíram de um modesto avanço de 0,60%, em agosto, para uma elevação de 6,10%.

Há expectativa de a atividade econômica do segundo semestre de 2012 ser um pouco melhor do que a do mesmo pe r í o do do a no pas s a do, quando este detalhe foi importante para trazer taxas mensais baixas ou até em deflação para o IGP-M.

Fonte: O Dia

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: