Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Aluguel em SP tem maior alta desde agosto de 1997, diz Fipe

Texto: Redação AECweb

Valor médio teve alta de 0,82% em julho. Item liderou inflação do mês passado, segundo a entidade.

05 de julho de 2011 - O valor médio dos aluguéis apresentou alta de 0,82% em junho na cidade de São Paulo, conforme levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). A variação mensal, segundo a Fipe, foi a mais expressiva desde agosto de 1997, quando a alta observada foi de 1,04%. Em maio de 2011, o preço médio dos alugueis na capital paulista havia mostrado variação de 0,54%.

Com a elevação expressiva de junho, o item aluguel foi o que liderou o ranking de contribuições de alta no cálculo do IPC do período. Conforme o levantamento da Fipe, o item respondeu sozinho por 0,07 ponto porcentual da taxa geral de inflação do período, que foi de 0,01%. No IPC, as altas do aluguel costumam causar grande impacto por conta do peso do item na composição do índice da Fipe, que é de 8,97%.

Para o coordenador do IPC da Fipe, Antonio Evaldo Comune, o comportamento do aluguel reflete o cenário atual de "aquecimento do mercado imobiliário" na cidade de São Paulo. Segundo ele, outro fator importante para a alta é o repasse dos reajustes de contratos que são influenciados pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que, em 2010, acumulou alta de 11,32%.

No primeiro semestre de 2011, o preço médio dos alugueis acumulou alta de 3,50%, superior à variação acumulada do IPC no período, que foi de 3,15%. Nos últimos 12 meses encerrados em junho, o aluguel mostrou aumento acumulado de 6,10%, inferior à alta de 6,46% do índice geral da Fipe no mesmo período.

Fonte: G1

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: