Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Após modernização sustentável, estação Vila Olímpia é inaugurada em SP

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Com as novas intervenções, a estação passa a gerar, captar ou reaproveitar a maior parte dos insumos necessários em sua operação, sendo 100% autossuficiente

Trabalhos de modernização foram viabilizados por meio de uma parceria do Governo com o banco Santander e a Secretaria de Transportes Metropolitanos (Créditos: divulgação/ Governo do Estado de São Paulo)

08/06/2021 | 17:14 - O Governo de São Paulo entregou a estação Vila Olímpia, na linha 9-Esmeralda da CPTM, que foi revitalizada para reduzir impactos ambientais. Segundo a gestão, esta é a primeira estação sustentável de passageiros do Estado.

Com as novas intervenções, a estação passa a gerar, captar ou reaproveitar a maior parte dos insumos necessários em sua operação, sendo 100% autossuficiente. Os trabalhos de modernização foram viabilizados por meio de uma parceria do Governo com o banco Santander e a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM).

Entre as principais mudanças realizadas no empreendimento, está a implantação de 234 placas solares sobre a cobertura da estação. De acordo com o governo paulista, juntas, estas placas vão gerar cerca de 8.500 quilowatts-hora por mês e zerar a tarifa de energia elétrica do local, estimada em torno de R$ 300 mil anuais custeados pelo poder público.

A remodelagem permite também a captação e armazenagem a partir de 46 mil litros por mês de água para reúso em irrigação de áreas verdes e limpeza dos banheiros reformados para não poluir o rio Pinheiros. A água de reúso passa pelas raízes de plantas e chega limpa no novo sistema de irrigação, com economia estimada em mais de 150 mil litros mensalmente.

Além disso, as obras incluem a instalação de pontos de recarga para bicicletas elétricas e calhas para facilitar o transporte dos veículos, plantio de árvores no jardim central, cobertura vegetal de paredões, instalação de novas plataformas de coleta seletiva de lixo, bebedouros, bancos com pontos de carregamento USB etc.

Para completar as melhorias, a estação também recebeu um mural do artista plástico e grafiteiro Kobra.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: