Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Aprovada criação do CAU

Texto: Redação AECweb

Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) representa a criação de uma regulamentação própria para arquitetos

06 de janeiro de 2011 - Na última semana de dezembro, às vésperas do fim de seu mandato, o presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Aprovado pelo Senado no dia 21 de dezembro, o projeto é idealizado e defendido pelo Colégio Brasileiro de Arquitetos desde 1998.

A aprovação do CAU representa a criação de uma regulamentação própria para os arquitetos, desvinculando-os do sistema CREA/ Confea e, portanto, assinalando sua independência.

Dentre as funções do novo Conselho estarão a especificação das áreas de atuação privativas de arquitetos e urbanistas e das áreas compartilhadas com outras profissões regulamentadas e a gestão do cadastro nacional das escolas e faculdades de arquitetura e urbanismo, com o currículo dos cursos oferecidos. Além disso, a entidade passará a delegar o registro dos profissionais do setor.

O Sinaenco reconhece a legitimidade do Conselho, conquista histórica resultante da intensa luta dos arquitetos pela valorização e reconhecimento da Arquitetura e do Urbanismo brasileiros.

Fonte: Sinaenco

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: