Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Aquário de Niemeyer será construído no Rio em 2014

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Obra deve abrigar espécies marinhas e funcionará acoplado ao mirante e ao anfiteatro

30 de agosto de 2013 - Um dos últimos desenhos da carreira do arquiteto Oscar Niemeyer, que faleceu em dezembro do ano passado, deve ser construído no início de 2014. Com um traço repleto de curvas sinuosas que revelam a famosa assinatura do mestre, o projeto do futuro complexo de Maricá, no interior do Rio de Janeiro, engloba um aquário municipal, um mirante com vista panorâmica para a cidade, uma central de ensino profissionalizante para atividades pesqueiras e um anfiteatro popular com capacidade para 800 pessoas.

O compromisso firmado entre a Prefeitura de Maricá e o Instituto Social Oscar Niemeyer de Projetos e Pesquisas, no dia 19 de agosto, prevê um prazo de sete meses para completar o estudo preliminar, o projeto executivo e o legal para iniciar as obras. O aquário deve abrigar espécies marinhas e funcionará acoplado ao mirante e ao anfiteatro, conforme a concepção de Niemeyer.

Para o superintendente do instituto, João Batista de Morais Júnior, a implantação do centro de ensino profissionalizante agrega a característica social tão presente nas obras do arquiteto. “Nesse espaço serão oferecidas oportunidades de aprendizagem de novas técnicas de fabricação de materiais, assim como a formação de banco de empregos e cooperativas de produção e de crédito para impulsionar o desenvolvimento do setor pesqueiro e proteger o pescador nativo”, disse.

Com um custo avaliado em R$ 2,4 milhões, a Prefeitura de Maricá pretende buscar recursos em regime de co-financiamento junto a grandes empresas vinculadas que atuam na cidade, como a Petrobras, para dividir o valor do investimento.

Segundo o prefeito da cidade, Washington Quaquá, o projeto tem suma importância estratégica para a cidade. “Com esse complexo, Maricá deixa de ser um município de veraneio e ganha status de cidade turística”, destacou ao ressaltar a relação histórica da família Niemeyer com a cidade. "Oscar Niemeyer é de família originária de Maricá. Seu avô, Ribeiro de Almeida, dá nome a uma das principais ruas da cidade", afirmou o prefeito.

Fonte: G1
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: