Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Arquitetos da Copa reagem contra comitê

Texto: Redação AECweb

Por conta de recentes acordos comerciais, a FIFA tem solicitado alterações significativas nos projetos dos estádios.


13 de maio de 2010 - O coordenador do fórum de arquitetos da Copa de 2014, Leon Myssior, enviará hoje carta aberta ao presidente do Comitê Organizador Local, Ricardo Teixeira, na qual afirma que o órgão também tem parcela de responsabilidade em relação aos atrasos nas obras de estádios.


Na carta, Myssior questiona as declarações dadas por Teixeira no início de maio, nas quais o presidente do COL atribuiu aos projetos a culpa pela quebra do cronograma estipulado para as arenas.


"Essa informação não é apenas incorreta mas também temerária, na medida em que lança sobre os arquitetos uma suspeição de incapacidade técnica", ressalta a carta.


"A Fifa, por meio do COL, em razão de recentes acordos comerciais (...), tem solicitado alterações significativas nos projetos dos estádios (anteriormente aprovados)."


Entre as alterações, a carta expõe duas que foram definidas somente há um mês: o aumento do tamanho das placas de publicidade no estádio -de 90 cm para 1 m- e a distância delas em relação aos limites do campo.


"Aparentemente desimportantes, essas modificações alteram consideravelmente a geometria das arquibancadas e a visibilidade dos espectadores, provocando, segundo os autores dos projetos, mudanças em praticamente todos os desenhos já entregues (alguns, inclusive, licitados)", diz a carta.


"É certo que uma alteração dessa importância traz implicações evidentes nos cronogramas de entrega dos projetos."

Fonte: Folha de S. Paulo - SP

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: