ASBRAF quer reduzir agressões ambientais em edificações

Texto: Redação AECweb

Processo estipula a realização de testes de componentes utilizando métodos que tenham preocupação ambiental

29 de novembro de 2011 - Os empresários buscam cada dia mais a entrega de projetos de climatização mais sustentáveis e com menos perda de recursos. Planejar e definir prazos e custos são os caminhos para se fazer da obra um trabalho organizado e com menor custo. O comissionamento unido à certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), são utilizados como parâmetros internacionais e estão começando a aparecer no Brasil. Este processo estipula a realização de testes de componentes de uma edificação, ou de uma unidade industrial se utilizando de métodos que tenham preocupação ambiental.

De acordo com o engenheiro da  Maurício Salimão Rodrigues, o comissionamento é um processo que utiliza a qualidade para verificação da operação. Ele explica que as ferramentas de qualidade foram desenvolvidas para processos seriados então o comissionamento pega a qualidade e aplica na construção, principalmente na parte estatística, planejamento e PDCA (sigla em inglês para Planejamento-Execução-Verificação-Ação).

Para o engenheiro se as construtoras querem entregar projetos melhores é necessário elaborar processos mais eficientes e o comissionamento é um fato que contribui para isso. Existe a necessidade de mudanças no gerenciamento, na execução e na montagem para que se tenha uma qualidade melhor. Desde o planejamento da obra até a execução.

Pensando na melhoria contínua de instalações e obras no Sul do Brasil, a ASBRAV realizou evento sobre o comissionamento e as vantagens do uso. Junto com o processo, a certificação LEED foi apresentada pelo engenheiro Leonilton Tomaz Cleto, que discutiu a união entre a melhoria do planejamento com a atividade sustentável como economia de energia e qualidade no ambiente de trabalho. Conforme Cleto, a importância da eficiência energética é a interação e preservação predial com o meio ambiente.

- Um impacto menor melhora o acesso e garante maior conforto do usuário no edifício de modo que seja positivo na vida tanto profissional quanto pessoal - explica Cleto.

No Brasil, existem cerca de 50 construções certificadas pelo LEED e mais 330 em certificação.

Fonte: Investimentos e Notícias