Atividade da construção cai em janeiro, mas empresários seguem otimistas
Nível de atividade tem pequena queda em janeiro, diz pesquisa da CNI. Para os próximos meses, porém, empresários se mantêm confiantes
09 de março de 2010 - O nível de atividade da indústria de construção civil apresentou pequena queda em janeiro deste ano, informou nesta terça-feira (9) a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que realizou pesquisa com 335 empresas do setor entre 1º e 24 de fevereiro.
Em janeiro, o indicador referente ao nível de atividade da construção civil somou 50,5 pontos, abaixo dos 53,7 pontos registrados em dezembro do ano passado. Segundo a CNI, entretanto, isso indica estabilidade.
"Não obstante, a estabilidade se deu em patamar elevado. O índice de nível de atividade efetivo em relação ao usual recuou, mas manteve-se acima da linha dos 50 pontos, o que denota que o nível de atividade em janeiro de 2010 foi superior ao usual para o mês", informou a entidade.
Otimismo
A pesquisa detectou ainda que os empresários da construção civil mantiveram o otimismo neste início de 2010. Em dezembro, este indicador estava em 70,6 pontos e recuou para 68,4 pontos em janeiro. Mesmo assim, valores acima de 50 pontos indicam cenário positivo.
"Mesmo com a redução no índice de expectativa do nível de atividade na comparação com o mês anterior, o índice de fevereiro de 2010 situa-se muito acima dos 50 pontos, o que indica que é disseminada entre os empresários a perspectiva de aumento da atividade", avaliou a CNI.
Também permanece alto, segundo a entidade, o otimismo em relação a novos empreendimentos e serviços nos próximos meses – apesar do recuo, o índice permanece bem acima dos 50 pontos. Acrescentou que também continuam "elevadas" as intenções de compras de matérias-primas.
Fonte: G1