menu-iconPortal AECweb

Atividade da construção civil teve queda em dezembro, mostra a CNI

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Índice de emprego no setor também caiu no período

30 de janeiro de 2013 - O índice de atividade da indústria de construção civil brasileira registrou queda em dezembro, na comparação com novembro, passando de 49,1 pontos para 45,8 pontos. O dado está na "Sondagem da Indústria da Construção", da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta terça-feira.

O indicador, que cresceu apenas uma vez ao longo de 2012, em março, varia de zero a 100 pontos, sendo que valores abaixo de 50 pontos representam retração em relação ao mês anterior.

"A indústria da construção manteve o desempenho negativo em dezembro, em linha com o apresentado por quase todo o ano", destacou, em nota, a CNI. Assim, "o desempenho da indústria da construção em 2012 foi, mais uma vez, abaixo do esperado", segundo a entidade.

O índice de emprego no setor também caiu no período. Em dezembro o indicador ficou em 46,1 pontos, abaixo portanto da linha divisória de 50 pontos. Em novembro o índice registrado havia sido de 47,6 pontos.

O levantamento foi feito com 413 empresas de todo o país entre os dias 7 e 17 de janeiro.

Maior ociosidade

De acordo com a pesquisa da CNI, a indústria da construção civil operou, em média, com 69% de sua capacidade em dezembro, ante 71% em novembro. O aumento da ociosidade no setor mostra o "enfraquecimento da atividade", avalia a entidade.

No segmento de construção de edifícios esse indicador recuou de 68% em novembro para 65% em dezembro.

As empresas de obras de infraestrutura operaram, em média, com 66% da capacidade no mês passado, ante 70% registrados em novembro. No setor de serviços especializados de construção civil o índice caiu de 75% em novembro para 70% em dezembro.

A retração na utilização da capacidade não impediu melhora na satisfação em relação a situação financeira no setor da construção civil. O indicador passou de 50,3 pontos no terceiro trimestre de 2012 para 51,2 pontos nos últimos três meses do ano. Esse dado é divulgado apenas trimestralmente pela entidade.

Já o indicador de acesso ao crédito passou de 47,1 pontos para 49,3 pontos no mesmo período. O dado relativo à margem de lucro operacional aumentou de 46,8 pontos para 48,7 pontos entre os dois últimos trimestres de 2012.

Fonte: Valor Econômico

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: