Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Bahia bate recorde de vendas em leilão de energia

Texto: Redação PE

O estado da Bahia foi o grande vencedor do segundo leilão de energia nova (A-5), realizado nesta sexta-feira (13.12) pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Dos 97 projetos contratados, a Bahia vendeu 41, com a expressiva marca de 1.000,8 MW, de um total de 2.337,8 MW.

Para se ter uma ideia, todos os outros estados no Nordeste juntos venderam 46 projetos e 1,2 GW no evento de hoje. “Estes números adicionarão mais de R$ 3 bilhões em novos investimentos no Estado” comemorou o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.

Segundo ele, a região de Umburanas será o principal destino dos projetos. “A marca de 1.000 MW foi superada pela primeira vez superada, por um único estado, em um certame”, destacou.

Dentre as companhias vencedoras encontram-se: Renova, Casa dos Ventos, Chesf, CEA, dentre outros consórcios. No acumulado do ano, a Bahia encerra 2013 com 1.651,6 MW contratados, cerca de um terço do volume total no país.

Hoje, o estado tem cerca de 3.250 MW vendidos nos leilões, distribuídos em 132 projetos. “Estamos apenas a pouco mais de 50 MW do Rio Grande do Norte, que detém a primeira posição em capacidade instalada. Além disso, estamos com quase o dobro do Rio Grande do Sul, terceiro colocado em projetos de energia eólica no país”, diz Rafael Valverde, superintendente de Indústria e Mineração da SICM.

Segundo ele, com o resultado de hoje a Bahia se transformou no único Estado a ter comercializado energia em todos os leilões com contratações realizadas para a fonte eólica.

Fonte: SICM | Secretaria da Indústria Comércio e Mineração
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: