Banco Mundial pode criar fundo global para infraestrutura

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Intenção é fomentar crescimento econômico

22 de abril de 2013 - O Banco Mundial está trabalhando na criação de um fundo global que irá canalizar financiamentos para projetos de infraestrutura e fomentar o crescimento econômico, disse o ministro das Finanças da Índia, Palaniappan Chidambaram, ao "The Wall Street Journal".

Chidambaram afirmou que o Banco Mundial já trabalhou muito sobre a proposta e que a instituição encarregou dois de seus diretores de escrever um estudo sobre o assunto. Segundo ele, a ideia voltou a ser discutida na manhã de sexta-feira, em Washington.

"Eu disse ao presidente do Banco Mundial [Jim Yong Kim] que o fundo global de infraestrutura deve ser criado o mais cedo possível, porque países como a Índia requerem uma grande quantidade de financiamentos para infraestrutura", afirmou Chidambaram em entrevista realizada durante as reuniões de ministros de Finanças de países do G-20 na capital americana, que também contaram com a participação do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"O Banco Mundial, como atualmente está posicionado, não pode prover esse tipo de recursos. Assim, uma estrutura adicional, fora do balanço do Banco Mundial, certamente será uma grande ajuda para países como a Índia", disse ele.

Chidambaram também afirmou que a criação do fundo não se contrapõe aos planos dos países integrantes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) de lançar seu próprio banco de desenvolvimento. "Eles não competirão entre si. Serão complementares", observou.

Fonte: Valor Econômico