Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Banco Real oferece curso on-line de Edificação Sustentável

Texto: Redação AECweb

O Curso é gratuito e voltado para profissionais interessados nesse tipo de construção, que é mais econômica, tem menor impacto no meio ambiente, agrega valor para seus investidores e beneficia a comunidade em que está inserida


Os profissionais da área de construção e arquitetura têm mais um instrumento à mão para atualizar seus conhecimentos sobre sustentabilidade na construção civil. No curso on-line de Edificação Sustentável, do Espaço Real de Práticas em Sustentabilidade, estão disponíveis conceitos sobre as diversas fases que compõe esse processo, desde a concepção até a certificação, seguindo critérios de órgãos internacionais.

O curso é ministrado por Roberto Oranje, arquiteto do Banco Real, um dos responsáveis pela construção da Agência Granja Viana – primeira edificação nacional a receber a certificação Leed (The Leadership in Energy and Environmental Design) do Green Building Council, organização não-governamental dos Estados Unidos que também atua no Brasil. O especialista aborda as etapas da construção, materiais e técnicas utilizadas.

O curso, dividido em seis unidades, fala sobre a agência Granja Viana; orienta o planejamento, construção e manutenção de edificações sustentáveis; e trata da certificação e critérios seguidos por órgãos internacionais, como o  Green Building Council Brasil, do qual o Banco Real se tornou membro-fundador. Para participar, basta fazer o cadastro no site www.bancoreal.com.br/sustentabilidade.  A participação é gratuita.

Sobre o Espaço Real de Práticas em Sustentabilidade
O Espaço Real de Práticas em Sustentabilidade foi criado pelo Banco Real com o objetivo de compartilhar com o público externo todo o conhecimento adquirido em sustentabilidade nos últimos anos e criar novos conteúdos em conjunto com vários públicos com os quais interagimos. A intenção é trocar idéias e experiências entre empresas de diversos setores para encurtar o caminho das empresas em direção à sustentabilidade.

O programa conta com módulos presenciais e on-line. Os eventos presenciais para clientes e fornecedores acontecem em locais próprios para eventos. Já foram feitos encontros em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre, entre outras cidades. No caso do público em geral, há uma programação mensal, que envolve uma oficina de sustentabilidade e uma palestra no edifício-sede do Banco Real, em São Paulo (capital), além de uma visita à agência da Granja Viana, que recebeu o selo LEED, (Leadership in Energy and Environmental Design), certificação internacional de sustentabilidade.

No site www.bancoreal.com.br/sustentabilidade estão disponíveis ferramentas para estimular a interatividade abertas para todos os públicos, como um blog, fóruns de discussão e outros cursos sobre Direitos Humanos e Diversidade. O site ainda conta com uma seção chamada “Banco de Práticas”. Nela, o internauta encontra histórias inspiradoras (algumas em vídeo) sobre as práticas sustentáveis do Banco Real e de outras organizações.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: