Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Brasil é o 3º país que mais investe em máquinas

Texto: Redação AECweb

Taxa de investimento é superior a de países desenvolvidos com forte parque industrial

01 de março de 2012 - Estudo realizado pelo Ministério da Fazenda aponta que a taxa nacional de 11% do PIB de investimentos em máquinas e equipamentos é a terceira maior em um grupo de 12 países, liderado por China (14,9%) e Índia (13%).

Para chegar à taxa total de investimento no país, que contabiliza a produção nacional e a importação, os técnicos do Ministério da Fazenda partiram dos dados desagregados da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), calculada trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado da FBCF leva em conta os investimentos privados em máquinas e equipamentos, as importações, bem como as obras de construção civil e grandes projetos públicos de infraestrutura.

A taxa de investimento em máquinas no Brasil é superior a de países desenvolvidos com forte parque industrial, como os Estados Unidos (8,3%) e Alemanha (6,9%). O resultado é superior também ao de países emergentes com características semelhantes às brasileiras, como Chile (8,2%) e Rússia (7,8%), intensivos em commodities – cobre e gás e petróleo, respectivamente.

"Temos um parque industrial mais diversificado, e mesmo uma produção mais variada de commodities", pondera um técnico do governo, "mas a comparação é justa pelo grau de desenvolvimento atingindo pelos emergentes no período recente", afirma.

Fonte: Valor Econômico

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: