Brasileiro deve construir e reformar menos a casa
Associação de material de construção prevê que vendas diminuam com PIB menor
25 de abril de 2011 - O brasileiro deve construir e reformar menos a casa neste ano com a previsão de diminuição no crescimento da economia, segundo pesquisa divulgada a última semana pela Abramat (associação que representa o setor).
A entidade estima agora avanço de 7% nas vendas, contra projeção anterior de aumento de 9%.
Em março, as vendas de materiais de construção no Brasil caíram 5,82 por cento na comparação anual, segundo os dados da Abramat. A queda é explicada, principalmente, pela ocorrência do Carnaval em março neste ano, reduzindo o número de dias úteis no mês.
Houve redução nas vendas no mês passado na comparação anual tanto de materiais de acabamento como de itens básicos, com diminuição mais expressiva no último grupo de produtos.
Além do desempenho do próprio setor nos primeiros meses do ano, a nova projeção leva em conta as revisões para baixo nas previsões de crescimento da economia brasileira e do PIB (Produto Interno Bruto) da construção civil.
No primeiro trimestre, as vendas internas de materiais de construção tiveram aumento de 1,77 por cento frente ao mesmo período de 2010. Em nota, a Abramat ressaltou que março do ano passado teve o melhor desempenho mensal no primeiro semestre de 2010.
Fonte: R7