Brasília ganhará 1º prédio sustentável

Texto: Redação AECweb

Edifício em construção no Setor de Autarquias Norte será o primeiro com certificado verde

28 de outubro de 2010 - Brasília vai ganhar seu primeiro prédio verde. O Green Towers Brasília, em construção no Setor de Autarquias Norte ao custo de R$ 500 milhões, será o primeiro empreendimento da cidade dentro dos padrões de sustentabilidade da Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) - Liderança em Energia e Design Ambiental, sistema internacional que estipula padrões para a construção civil se tornar sustentável.

O empreendimento possuirá jardim interno e paredes verdes irrigadas com água reaproveitada da chuva. O piso de mármore e o carpete usados serão reaproveitados.

O ambiente é desenhado para aproveitar ao máximo a entrada de luz natural, o que ajuda na economia de energia. Os escritórios terão lixeiras para coleta seletiva e toda madeira utilizada terá origem certificada.

O cuidado com o meio ambiente está presente até mesmo na fase de construção do edifício, iniciada recentemente. Áreas destinadas para despejo de cada tipo material usado na construção foram criadas, assim como sistema de coleta seletiva de lixo.

Segundo o professor de arquitetura da Universidade de Brasília, Paulo Oliveira, o prédio verde traz benefícios não só para quem ocupa o espaço, mas também para prédios vizinhos. "O edifício verde absorve radiação e a transforma em vida, que são as plantas. Ainda, reflete menos radiação para os edifícios vizinhos", explica.

O empreendimento deve ficar pronto em 2012 e atenderá a demanda por escritórios de alto padrão. Serão três torres integradas de 16 andares em uma área total é de 9,6 mil metros quadrados. O Brasil tem hoje apenas 19 edifícios verdes, 15 em São Paulo e 4 no Rio de Janeiro.

Fonte: Destak Jornal - SP