Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Caixa tem projetos para financiar 80 mil casas

Texto: Redação AECweb

Perfil dos projetos que têm sido apresentados à Caixa apresenta mais participação da menor renda

03 de junho de 2009 - A presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Fernanda Coelho, anunciou ontem que o banco já recebeu pedidos para o financiamento da construção de cerca de 80 mil unidades no projeto "Minha Casa, Minha Vida".

Com esse desempenho, o banco já se aproxima do financiamento de 10% de todo o programa, que prevê a construção de um milhão de casas.

Os dados, segundo ela, se referem à sexta-feira. Até agora, 339 Estados e municípios já aderiram ao programa federal de habitação popular. Após evento sobre sustentabilidade, na sede do banco, Maria Fernanda disse que o perfil dos projetos que têm sido apresentados à Caixa tem sofrido alteração, com aumento da participação da menor renda.

Na primeira semana em que a instituição recebeu os pedidos de financiamento para a construção, cerca de um terço das unidades era voltada ao segmento com renda entre e zero e três salários mínimos. "Agora, metade dos pedidos de crédito são para esse segmento", disse. "Houve evolução."

Compra de empresas
Maria Fernanda disse que o banco deve anunciar "até o fim do ano" novidades sobre a compra ou a incorporação de participação acionária em outras empresas.

A operação será realizada pela CaixaPar, subsidiária criada para que o banco federal possa adquirir ações de outras companhias Maria Fernanda explicou que o processo de prospecção e aquisição "é lento" porque "está sendo feito com muito cuidado".

Nesse processo, empresas de consultoria estão sendo contatadas para fechar o modelo do negócio. Em 19 de maio, o vice-presidente de Finanças da Caixa, Márcio Percival, disse que o banco estudava "novas formas de crescimento". A compra de participação serve também para injetar dinheiro no setor.

Fonte: DCI
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: