Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Califórnia inicia a construção da maior ponte de travessia de animais do mundo

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

A ponte ficará na Estrada 101, em Los Angeles, e permitirá que a fauna nativa atravesse um trecho de dez pistas da rodovia

foto da região onde a ponte será construída
A Travessia de Vida Selvagem Annenberg é uma parceria da Federação Nacional de Vida Selvagem e da Conservação das Montanhas da Santa Monica (Foto: Living Habitats LL/National Wildlife Federation)

25/04/2022 | 15:05 – O estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América, deu início à construção da ponte sobre a Estrada 101. Apelidada de Wallis Annenberg, a ponte será a maior travessia de vida selvagem do mundo.

Com a conclusão da obra, a fauna nativa do sul da Califórnia poderá percorrer com segurança o percurso de dez faixas de estrada, indo das montanhas de Santa Monica às colinas Simi, da cordilheira de Santa Susana.

A iniciativa se deu por conta do grande número de acidentes envolvendo animais que possuem o costume de realizar as travessias. Na última semana, por exemplo, um leão da montanha de 18 meses foi atingido e morto ao tentar cruzar a estrada. Desde 2002, pelo menos 25 leões tiveram o mesmo destino.

Para iniciar o projeto, o governo do estado contará com 90 milhões de dólares. Desse total, cerca de 60% será pago através da iniciativa privada. O restante será provido pelos fundos públicos do estado, reservados para fins de conservação.

A travessia, que também foi considerada uma “maravilha da engenharia”, terá 64 metros de comprimento e 50 metros de largura. Ela será preenchida de plantas locais e paredes de som vegetadas, para abafar a luz e o ruído dos veículos — e não assustar os animais que fazem a passagem.

O arquiteto paisagista da Living Futures em Chicago, Robert Rock, que liderou o projeto, afirmou que esse tipo de construção centrada na natureza a torna incomum entre outras pontes e passagens subterrâneas de vida selvagem ao redor do mundo, que normalmente são feitas de cimento e aço.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, prometeu 50 milhões de dólares para projetos semelhantes em todo o estado, ainda que não tenham a mesma dimensão. A Travessia de Vida Selvagem Annenberg é uma parceria da Federação Nacional de Vida Selvagem e da Conservação das Montanhas da Santa Monica, e será construída pela CalTrans.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: