Campanha pela Moradia Digna entra em fase decisiva

Texto: Redação AECweb

Será entregue abaixo assinado com 1 milhão de assinaturas em favor da PEC da habitação

20 de julho de 2009 - A Campanha pela Moradia Digna, que visa a erradicação do déficit habitacional, entrou numa fase decisiva a partir de reunião de sua Coordenação Nacional, realizada na sede do SindusCon-SP.

Decidiu-se reforçar a mobilização para levar ao Congresso Nacional um abaixo-assinado com 1 milhão de assinaturas em favor da PEC da Habitação, que busca assegurar recursos permanentes do Orçamento para a construção de habitações de interesse social.

A PEC da Habitação tramita na Câmara dos Deputados sob número 285/08. A proposta já foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça) e aguarda a indicação pelos partidos dos nomes que integrarão a Comissão Especial que apreciará a matéria.

Na reunião, o coordenador nacional da campanha, Miguel Sastre, reforçou que a adesão ao abaixo-assinado também pode ser feita eletronicamente, acessando-se o link www.atblog.com.br/abaixoassinadomoradia/cadastro_form.php . Na página, é necessário apenas preencher os campos nome, RG, órgão expedidor, Estado e email.

A coleta de assinaturas em folhas de papel continua normalmente. O formulário de abaixo-assinado pode ser impresso a partir de www.moradia.org.br/arquivos/abaixo_assinado_frente.pdf.

Sastre também solicitou às entidades realizadoras da coleta de assinaturas que se organizem para em 31 de agosto entregar aos Comitês Regionais todas as assinaturas recolhidas até então. Naquele dia, a entrega será registrada pelo comitê e divulgada nos canais de comunicação da campanha, entre eles o site www.moradiadigna.org.br. Outra opção é o envio das listas diretamente para a Coordenação Nacional da Campanha.

A Campanha conta com a sua participação ativa para superar rapidamente a meta de 1 milhão de assinaturas. Faça agora a sua adesão.

Minas
Uma reunião / evento do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), em Belo Horizonte, discutiu, entre outras questões, a reativação do Comitê Regional de Minas Gerais da Campanha pela Moradia Digna.

Todos os segmentos envolvidos na campanha foram convidados a participar. A articulação da reunião esteve a cargo de Maria Henriqueta Arantes Ferreira Alves, assessora técnica da CBIC.

O IAB sediou, em agosto de 2008, a cerimônia de instalação do comitê mineiro da campanha que, no entanto, teve muitas dificuldades para viabilizar sua atuação no Estado. O objetivo do comitê é coletar 160 mil assinaturas para o abaixo-assinado em favor da PEC da Habitação. Já chegaram à Coordenação Nacional 2.273 assinaturas, ou 1,42% da meta do Estado.

A reativação do comitê mineiro segue uma deliberação da reunião de junho da Coordenação Nacional da Campanha pela Moradia Digna, que também determinou a consolidação do Comitê Regional do Rio de Janeiro.

Fonte: Sinduscon-SP