menu-iconPortal AECweb

Carta aberta do CAU/RS explica recusa de registro para alunos de EaD

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Segundo a entidade, o EaD traz “claríssimas perdas de qualidade e diversidade e danos irreparáveis à formação dos futuros profissionais”


Conselho recomenda a estudantes procurarem “por cursos e instituições sérias e reconhecidas, que ofereçam uma formação ampla e diversificada” (Créditos: Gorodenkoff/ Shutterstock)

31/07/2019 | 09:19 - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) divulgou uma carta aberta aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo matriculados em cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD) no Estado. Assinado pelo presidente da entidade, arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, o documento explica as razões pelas quais o conselho não irá registrar profissionais formados por meio de cursos à distância.

No texto, o CAU/RS diz entender o EaD como uma “ferramenta excelente”, mas que não pode ocorrer em paralelo ao ensino presencial e muito menos substituí-lo. Segundo a entidade, o EaD traz “claríssimas perdas de qualidade e diversidade e danos irreparáveis à formação dos futuros profissionais”.

A entidade informou estar sendo processada por duas empresas inconformadas com a posição, mas que, até o momento, a Justiça Federal confirmou a legitimidade da decisão de não aceitar registros de egressos de EaD e a referendou. Desta maneira, até a última instância, o CAU manterá a decisão.

Conforme entendimento da entidade, “o papel do Ministério da Educação (MEC) é regular e fiscalizar o Ensino Superior, e o papel do Conselho é fiscalizar a profissão”, sendo assim o ensino deve ser uma responsabilidade compartilhada entre as duas entidades.

O Conselho afirma, ainda, que estimula os estudantes a não desistirem de seu sonho, mas recomenda aos mesmos procurarem “por cursos e instituições sérias e reconhecidas, que ofereçam uma formação ampla e diversificada”.

O CAU diz estar aberto a receber sugestões, informações e denúncias. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail gabinete@caurs.gov.br.

Para ler a carta na íntegra, acesse o site do CAU/BR.

Leia também:

CAU/BR não irá conceder registro a arquitetos formados por EaD

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: