Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Case “hospital sustentável” será analisado no Núcleo de Conteúdo Feicon

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Maior unidade hospitalar do mundo com certificação LEED Gold terá pontos analisados por Arthur Brito, diretor executivo da Kahn do Brasil. Empresa foi consultora da obra em São Paulo, capital

21 de fevereiro de 2013 – O Pavilhão Vicky e Joseph Safra, unidade do Hospital Israelita Albert Einstein no bairro paulistano do Morumbi possui 70.000 m², que abrigam 200 consultórios médicos, apartamentos de internação, centro cirúrgico e de diagnósticos completo. Todo esse complexo é a maior construção hospitalar com certificação LEED Gold em todo o mundo, e terá seu caso analisado durante o Núcleo de Conteúdo da Feicon Batimat - 19º Salão Internacional da Construção, que acontece de 12 a 15 de março de 2013, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

A análise será apresentada por Arthur Brito, LEED AP BD+C e diretor executivo da Kahn do Brasil. Ele participa no dia 15 do seminário "Melhores Práticas para Construção Sustentável e Certificação LEED". A apresentação acontece logo após a palestra de abertura. Brito explica que seu trabalho em projeto e construção “tem uma inércia muito grande. Uma decisão que tomamos, hoje, tem impacto em um projeto que ficará pronto somente daqui há dois, ou três anos".

Um dos grandes cuidados na elaboração de projetos para edifícios hospitalares é justamente a relação do construtor com a obra. "Uma das grandes diferenças que vemos no mercado é que a entidade interessada em construir uma obra como essa é a mesma que irá operá-la, diferente do que acontece com prédios comerciais. Essa característica muda o enfoque e as prioridades associadas à operação do edifício, consumos energético e seu desempenho, especialmente em relação à saúde interna dos usuários. “O que entendo é que, prédios como esse, sejam hospitais ou clínicas, possuem maior complexidade dentro do leque de atividades da construção civil. A quantidade de agentes diferentes é muito grande. Hospitais recebem pacientes, familiares, enfermeiros, médicos, agentes de limpeza, segurança, etc. Além disso, o hospital não fecha nunca". O projeto orientado pela Kahn do Brasil faz parte de uma reestruturação de toda a rede de hospitais Albert Einstein que, de maneira geral, conseguiu 40% de economia em consumo energético por leito, entre outras economias. "Desde o projeto, já foram concebidas várias características rumo à Sustentabilidade, evitando o incremento no custo de implantação. Naquele primeiro momento, já pensávamos em etapas como a movimentação de terra”, conclui Brito.

O diretor executivo da Kahn do Brasil também comenta a popularidade da certificação do Green Building Council no país. "Somos mais flexíveis, inclusive, do que os próprios norte-americanos, que criaram o LEED. Essa certificação já está se massificando em certos meios econômicos e tipológicos. O que é um bom sinal, mas aqueles que querem ser diferenciados devem estar um passo à frente, e começar a enxergar além do LEED. Esse por acaso, é o tema que vou explorar na Feicon Batimat".

Ainda no mesmo dia falam David Douek, arquiteto, administrador e diretor da consultoria OTEC, apresentará o processo de certificação em grandes indústrias da Coca-Cola em Maceió e GM Motors, em Joinville. Ao longo do dia, temas como "residência unifamiliar", o case do Shopping Tietê Plaza - ministrado do Jeann Vieira da Sustentech Desenvolvimento Sustentável, e a certificação do Pão de Açúcar, apresentado pela vice-presidente executiva da Sustentax, Paola Figueiredo, também serão abordados. Haverá pausas para coffee breaks e almoço.

O Núcleo de Conteúdo Feicon Batimat reúne entre os dias 12 e 15 de março os profissionais do mercado para em debates sobre tendências, alternativas e soluções para os atuais desafios do setor de construção civil. Em quatro dias de apresentações técnicas, palestras, painéis de debates e estudos de casos, o visitante terá a chance de conhecer estratégias para a atualização e qualificação profissional. O público é composto por engenheiros, arquitetos, projetistas, orçamentistas, designers e demais profissionais envolvidos com obras e projetos em construtoras, incorporadoras, indústrias em geral e órgãos públicos. 

A agenda do Núcleo de Conteúdo também engloba o Seminário da ASBEA na terça-feira 12 de março; Conferência Internacional Processo Aqua na quarta-feira dia 13 e Seminário PINI na quinta-feira dia 14. A programação completa está disponível no site www.feicon.com.br. Informações e inscrições 11 3060-4949.

Serviço

Núcleo de Conteúdo FEICON BATIMAT – 19º Salão Internacional da Construção
Data: 12 a 15 de Março de 2013
Horário: das 9h às 18h
Local: Hotel Holiday Inn Parque Anhembi
Rua Prof. Milton Rodrigues, 100, São Paulo – SP

Fonte: Feicon Batimat

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: