Casos de sucesso de BIM serão mostrados em evento do Sinduscon-SP
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Seminário trará palestrantes nacionais e internacionais para apresentar novas aplicações do processo de Modelagem da Informação da Construção
16 de outubro de 2013 - Os benefícios trazidos à cadeia produtiva da construção com a adoção do inovador processo de projeto, planejamento e execução de obras de engenharia denominado BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção) e os desafios a serem ser superados em sua adoção no Brasil serão discutidos no 4° Seminário BIM, que o SindusCon-SP realizará em 24 de outubro, no Teatro Renaissance, em São Paulo.
O BIM utiliza um sistema de softwares de modelagem tridimensional de projetos, totalmente parametrizado, que reúne on line todas as informações das disciplinas envolvidas na execução de obras. “Com isso, reduzem-se custos e prazos; evitam-se erros de projeto, planejamento e execução; eleva-se a produtividade; visualizam-se desdobramentos arquitetônicos, técnicos e financeiros de qualquer alteração introduzida por novos dados ou mudanças no projeto original, e se otimiza a manutenção futura do empreendimento executado”, afirma o coordenador de Projetos do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP), Fernando Augusto Correa da Silva.
A exemplo das três edições anteriores, o evento trará palestrantes internacionais e nacionais que apresentarão os casos mais recentes de sucesso na implementação do BIM e farão uma radiografia do que precisa ser feito para este processo avançar no país.
Casos do exterior - A experiência de uma das maiores empresas de engenharia e construção europeias, a portuguesa Mota-Engil, será apresentada por seu gerente de BIM e coordenador do BIMForum, Antonio Ruivo Meireles, e debatida pelo professor Eduardo Toledo Santos, da Politécnica da USP, e pelo coordenador de Projetos do CTQ, Fernando Augusto Correa da Silva.
As competências necessárias para o profissional que atua no processo BIM serão abordadas por Bilal Succar, sócio-diretor da Change Agents AEC Pty e presidente do Grupo de Trabalho sobre Educação em BIM do Instituto Australiano de Arquitetos. Já o CEO da EngWorks dos Estados Unidos, Christopher di Iorio, discorrerá sobre os projetos de sistemas hidráulicos, elétricos e mecânicos dos edifícios no processo BIM e sua integração com as demais especialidades.
O desenvolvimento de bibliotecas para projetos de sistemas prediais no Brasil –tema relevante para a indústria de materiais e sistemas construtivos, bem como para engenheiros e projetistas– será analisado pelo diretor da INPrediais Inovações em Engenharia, Humberto Farina.
Inovação no Brasil - Experiências brasileiras emblemáticas na utilização do BIM serão apresentadas. O vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e diretor da Sinco, Paulo Sanchez, detalhará o processo aplicado à estimativa de custos e planejamento de obras. O superintendente de Projetos da Matec, Marcelo Pulcinelli, falará sobre a implementação do BIM em sua empresa.
O processo aplicado ao desenvolvimento do projeto do centro administrativo da Petrobrás em Santos será apresentado por Luiz Augusto Contier, diretor da Contier Arquitetura; Marco Antonio Nascimento da Mota, gerente Setorial da Petrobrás, e Rubens dos Santos Rodrigues, cooordenador de Projetos da empresa.
O professor Lúcio Soibelman, chefe do Sonny Astani Department of Civil and Environmental Engineering na Universidade da Califórnia do Sul (EUA), falará sobre o estágio atual e as necessidades de avanço para a implantação do processo BIM na construção civil brasileira.
No encerramento, o futuro de curto e médio prazo da implantação do processo BIM na construção brasileira será discutido por Jorge Batlouni Neto, coordenador do CTQ; Eduardo Nardelli, presidente da AsBEA; Suely Bueno, presidente da Abece; e Sergio Kasazima, vice-presidente da Abrasip. A coordenação deste debate será da diretora da NGI Consultoria e Desenvolvimento, coordenadora do Grupo InterBIM e articulista da revista Notícias da Construção, Maria Angelica Covelo Silva.
Realizado pelo SindusCon-SP sob coordenação do CTQ e do Comasp (Comitê de Meio Ambiente), o evento tem patrocínio de: Graphisoft Archicad, Auodesk, Essence, Bentley, Central de Seguros SindusCon-SP, Deca, EngWorks, Gerdau, Matec e TQS. Apoio: Abcic, ABCP, Abece, Abes, Abesc, Abramat, Abrafac, Agesc, CBIC, CompraCon-SP, Escola Politécnica da USP, Instituto de Engenharia, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Secovi-SP e Sinaenco.
Fonte: Sinduscon-SP