Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

CBCA promove palestra para o VII Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Realizado no Hotel Pestana em Copacabana, nos dia 21, 22 e 23 de maio, o CBCA marca presença no evento

foto

O VII Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas foi realizado nos dias 21, 22 e 23 de maio, no Hotel Pestana, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O evento é uma iniciativa da ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas), entidade integrante do Grupo Brasileiro da IABSE (International Association for Bridge and Structural Engineering), e da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural).

O CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço) apoiou e participou do evento com a palestra “Projeto de Pontes Rodoviárias de Aço e Mistas”, ministrada pelo Prof. Dr. Zacarias Chamberlain, da Universidade Passo Fundo, e pelo Eng. M. Sc. Fernando Ottoboni Pinho, no segundo dia de congresso, para um público de aproximadamente 200 pessoas, entre profissionais de empresas do setor de pontes e estruturas, entidades governamentais, professores e alunos de engenharia. Durante a palestra, o CBCA divulgou os trabalhos da Comissão de Estudo de Projeto de Pontes de Aço e Mistas da ABNT/CB-02, instalada em reunião realizada no dia 8 de maio, no SindusCon-SP. A CE será responsável pelo processo de normalização no campo de pontes e obras de arte (rodoviárias, ferroviárias e passarelas) de aço e mistas, no que concerne a projetos, requisitos, terminologia e métodos de ensaio.

Na apresentação, foi destacado o papel crucial que as pontes têm no desenvolvimento de um país, contribuindo para o transporte de riquezas de produção e de pessoas. No Brasil, esse papel é ainda mais relevante, devido à demanda não atendida de infraestrutura no setor de transportes. As pontes em concreto armado e protendido têm norma brasileira específica para seu projeto (ABNT NBR 7187), enquanto as pontes em aço e mistas são projetadas segundo normas estrangeiras, em alguns casos, misturando modelos de segurança não compatíveis com o uso de ações definidas nas normas da ABNT e o dimensionamento segundo as normas estrangeiras.

A proposta de uma norma brasileira para projetos de pontes rodoviárias em aço e mistas permite que as características desse tipo de estrutura possam colaborar com a recuperação ou criação de novos projetos de pontes dentro de um modelo de segurança compatível com a realidade nacional e em consonância com as normas brasileiras da ABNT. Também se espera com essa norma difundir e aumentar o conhecimento do uso das estruturas de aço e mistas nesse importante setor da infraestrutura nacional, bem como defender a isonomia nos processos licitatórios de importantes obras governamentais, nas quais o aço ainda sofre discriminações para sua plena utilização.

A próxima reunião da CE está marcada para o dia 5 de junho, no Auditório SindusCon-SP. Para mais informações, contatar a Secretaria Técnica do CB-02 pelo telefone (11) 3334-5620 ou pelo e-mail rose.lima@sindusconsp.com.br.

Fonte: CBCA

 

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: